Franquia de açaí: conheça os desafios e descubra estratégias para ter uma empresa de sucesso – JAH do Açaí
Franquia de açaí: conheça os desafios e descubra estratégias importantes para ter um empresa de sucesso

Franquia de açaí: conheça os desafios e descubra estratégias para ter uma empresa de sucesso

O mercado franchising de açaí cresceu muito nos últimos anos. Considerado um super-alimento, o açaí é natural, energético e delicioso. É perfeito tanto para quem busca levar uma rotina alimentar mais saudável e como para quem gosta de consumí-lo com diversos complementos. 

Essa popularidade do produto, aliada às facilidades que envolvem o mercado das franquias no Brasil, tornam o investimento nas franquias de açaí super vantajoso para o empreendedor. 

Se você está determinado ou pensa em investir nesse segmento, é importante considerar alguns desafios que encontrará no caminho. Mapeando todas as situações, você será capaz de descobrir suas próprias estratégias para ter uma empresa de sucesso.

Os maiores desafios na gestão de franquias de açaí 

Os maiores desafios na gestão de uma franquia não são exclusivos de quem decide empreender no segmento do açaí; todo empresário já enfrentou ou ainda enfrenta algum desses problemas. 

Falta de planejamento 

Um dos maiores desafios (não só de quem decide empreender e ter seu próprio negócio) é justamente conseguir se planejar e definir objetivos e metas futuras. 

No curtíssimo prazo, essa falta de planejamento não faz tanta falta; contudo, se você deseja ter sucesso e transformar seu negócio em uma empresa saudável e duradoura, é imprescindível que você organize e gerencie todos os seus projetos e tarefas, a fim de evitar qualquer tipo de erro. 

 A vantagem do investimento em franquias é que elas oferecem logo de início um modelo de negócio para ajudar o franqueado a organizar a sua empresa desde o início, assim, o empreendedor já começa tendo uma base de regras, padrões e orientações. 

Contudo, isso não é suficiente. É importante ter disciplina para desenvolver e cumprir um planejamento com metas de curto, médio e longo prazo, pois isso te ajudará na hora de avaliar seus resultados. 

A escolha de uma equipe competente

Por mais que você tente, será impossível que você faça tudo sozinho em sua empresa. Por isso, você precisa de uma equipe competente e confiável. 

Faça os processos de seleção e de admissão dos funcionários com muito cuidado a fim de evitar ao máximo frustrações futuras. 

Dificuldade para liderar 

A falta de liderança pode, realmente, destruir um negócio. Por mais que uma franquia já nasça dentro de uma rede já estruturada, sua empresa será de sua responsabilidade.  

Por isso, organização, competência, planejamento e muita observação são alguns dos pontos chave para o investidor que quer se destacar no mercado. 

Não conhecer com propriedade seus direitos e deveres como franqueado

O mercado franchising é regulado por normas e leis muito sérias e que visam evitar problemas entre o franqueado e o franqueador. 

Por isso, é muito importante que você esteja por dentro da Nova Lei de Franquias e que, antes tomar a decisão final de assinar o contrato, leia com muita atenção a Circular de Oferta da Franquia.  

Algumas estratégias para ter uma empresa de sucesso 

Apesar dos desafios, comuns a qualquer empresário que está começando a empreender em seu próprio negócio, há muitas vantagens em empreender em uma franquia, principalmente no segmento de açaí.

Use o marketing a seu favor 

Invista tempo nas redes sociais, compartilhe as peças publicitárias que o franqueador disponibiliza, divulgue as publicações que os clientes fazem e incentive-os a compartilhar suas experiências na sua loja. 

Confie no seu produto, mas faça a sua parte

Se você tomou a decisão de investir em determinada rede de franquias é porque acredita, não só em seus valores e em sua missão, mas também nos produtos que ela comercializa e nas experiências que esses produtos geram nos clientes. 

Por isso, confie no potencial do seu produto e trabalhe para que todas as expectativas do seu cliente sejam atendidas e até superadas. 

Saiba se comunicar com o seu time

É muito importante que todos os processos da sua empresa estejam conectados e alinhados. Isso só é possível quando você mantém uma comunicação clara e coerente com todos os seus colaboradores. 

Não hesite em sempre dar feedbacks sobre o desempenho dos seus funcionários, seja ele negativo ou positivo. Também é importante que você esteja aberto a receber esses feedbacks. Contudo, se você criar e mantiver uma cultura respeitosa dentro da empresa, essas trocas não serão um problema para nenhuma das partes. 

Pensando em abrir uma franquia de açaí? Conte com o JAH!

Se você está pensando em investir em uma empresa já consolidada no mercado e com um produto conhecido pelo público, confira 5 razões para investir em uma franquia de açaí

E para ficar por dentro de nossas novidades, assine nossa Newsletter e siga o JAH nas redes sociais.

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí