franquia de acai

5 razões para investir em uma franquia de açaí

O segmento de alimentação é um dos mais procurados por investidores do segmento de franchising. Comparado com a concorrência, o mercado se destaca por sua lucratividade. De acordo com o balanço realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento no segundo trimestre de 2019 ultrapassou R$10 bilhões, a maior marca registrada nos últimos anos. 

As franquias de açaí se destacam por estarem atentas às novas tendências de mercado e também ao comportamento do consumidor. Além disso, o modelo de negócio promove inovações que vão desde ao consumo do alimento até o atendimento final ao consumidor.  

Investir no modelo de negócio é uma opção segura e rentável. E para provar a afirmativa, o JAH separou 5 razões para você optar pelo segmento na hora de escolher um investimento no mercado. 

1. Mercado estável 

A estabilidade do negócio atrai investidores de diversos portes. De acordo com a ABF, em 2019, o faturamento total do setor foi de R$186 bilhões. O setor registrou um crescimento de 6,8%, em relação ao ano anterior. Desse total, R$ 48 bilhões corresponde apenas ao ramo alimentício.

O mercado de açaí, por sua vez, está ganhando protagonismo. O produto saudável e de alto valor nutritivo é um fator que fomenta vendas por todas as regiões do país e também no exterior. Originário do Norte do Brasil, o açaí vem se popularizando não só no país, mas também em outras regiões do planeta

2. Negócio testado

O modelo de negócio é considerado um dos seguros para se investir, principalmente por todo know-how do negócio, que é repassado ao franqueado. Com a experiência de mercado, a marca aprende com erros, otimizando a sua operação quando necessário.

Além disso, o índice da taxa de mortalidade das franquias é de 2%, segundo a Associação Brasileira de Franchising. Essa taxa para as empresas de outro segmento gira em torno de 25%, de acordo com um estudo realizado pelo Sebrae.

3. Retorno de investimento rápido

Por atuarem e já estarem presentes no mercado de forma constante, torna-se fácil para o segmento de franquias prevê retorno sobre o investimento (ROI) – uma vez que já trabalham com estratégias de desempenho. Em média, o prazo médio gira entre 6 a 24 meses. 

A dedicação e o cumprimento das regras e das estratégias por parte do franqueado é fundamental para que o retorno aconteça no prazo estipulado. Outra coisa importante é importante se atentar aos detalhes da operação, assim como escolha do ponto comercial e estratégias integradas de marketing nos ativos digitais. 

4. Suporte da franqueadora

O vínculo entre franqueadora e franqueado é contínuo. Antes de investir em uma franquia, é fundamental que o empreendedor busque informações sobre o modelo de suporte da marca. 

Muitas franquias prestam assessoria na escolha do ponto comercial, treinamento operacional, estratégias de marketing e um canal de contato para eventuais comunicações. Uma base de suporte garante apoio para futuros obstáculos comuns a qualquer negócio. 

5. Estratégia de marketing definida

O marketing é parte essencial para o sucesso de qualquer negócio. O setor de franchising usam do marketing institucional para promover o reconhecimento de marca no universo online e offline. Além disso, o marketing local é fundamental. Ele estimula diretamente a venda e a atração de clientes nas unidades e com ações direcionadas podem atingir clientes em potencial e interessados em adquirir o produto ou o serviço.  

Uma franquia já reconhecida no mercado conta com um setor sólido de marketing, estruturado para prestar assessoria e direcionamentos aos franqueados. Outra coisa, esse setor também é responsável em pensar, direcionar e construir ações para as unidades franqueadoras. Além do conhecimento do público-alvo, é fundamental estratégias cada vez mais assertivas para estimular vendas e reconhecimento do negócio. 

Aposte em um modelo de negócio que já deu certo: invista no JAH

O JAH é uma franquia brasileira de açaí, sorvetes e picolés. Com mais de 10 anos de sucesso, a primeira unidade, no interior de Minas Gerais, inovou ao permitir que seus clientes servissem o açaí à vontade com os toppings preferidos. Com uma receita exclusiva e o modelo diferenciado a franquia cresceu com uma linha de sabores exclusivas espalhando suas unidades por todo o Brasil. 

Cadastre-se aqui que a nossa equipe entrará em contato com você para mais informações.

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email