O segmento de alimentação é um dos mais procurados por investidores do segmento de franchising. Comparado com a concorrência, o mercado se destaca por sua lucratividade. De acordo com o balanço realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento no segundo trimestre de 2019 ultrapassou R$10 bilhões, a maior marca registrada nos últimos anos.
As franquias de açaí se destacam por estarem atentas às novas tendências de mercado e também ao comportamento do consumidor. Além disso, o modelo de negócio promove inovações que vão desde ao consumo do alimento até o atendimento final ao consumidor.
Investir no modelo de negócio é uma opção segura e rentável. E para provar a afirmativa, o JAH separou 5 razões para você optar pelo segmento na hora de escolher um investimento no mercado.
1. Mercado estável
A estabilidade do negócio atrai investidores de diversos portes. De acordo com a ABF, em 2019, o faturamento total do setor foi de R$186 bilhões. O setor registrou um crescimento de 6,8%, em relação ao ano anterior. Desse total, R$ 48 bilhões corresponde apenas ao ramo alimentício.
O mercado de açaí, por sua vez, está ganhando protagonismo. O produto saudável e de alto valor nutritivo é um fator que fomenta vendas por todas as regiões do país e também no exterior. Originário do Norte do Brasil, o açaí vem se popularizando não só no país, mas também em outras regiões do planeta.
2. Negócio testado
O modelo de negócio é considerado um dos seguros para se investir, principalmente por todo know-how do negócio, que é repassado ao franqueado. Com a experiência de mercado, a marca aprende com erros, otimizando a sua operação quando necessário.
Além disso, o índice da taxa de mortalidade das franquias é de 2%, segundo a Associação Brasileira de Franchising. Essa taxa para as empresas de outro segmento gira em torno de 25%, de acordo com um estudo realizado pelo Sebrae.
3. Retorno de investimento rápido
Por atuarem e já estarem presentes no mercado de forma constante, torna-se fácil para o segmento de franquias prevê retorno sobre o investimento (ROI) – uma vez que já trabalham com estratégias de desempenho. Em média, o prazo médio gira entre 6 a 24 meses.
A dedicação e o cumprimento das regras e das estratégias por parte do franqueado é fundamental para que o retorno aconteça no prazo estipulado. Outra coisa importante é importante se atentar aos detalhes da operação, assim como escolha do ponto comercial e estratégias integradas de marketing nos ativos digitais.
4. Suporte da franqueadora
O vínculo entre franqueadora e franqueado é contínuo. Antes de investir em uma franquia, é fundamental que o empreendedor busque informações sobre o modelo de suporte da marca.
Muitas franquias prestam assessoria na escolha do ponto comercial, treinamento operacional, estratégias de marketing e um canal de contato para eventuais comunicações. Uma base de suporte garante apoio para futuros obstáculos comuns a qualquer negócio.
5. Estratégia de marketing definida
O marketing é parte essencial para o sucesso de qualquer negócio. O setor de franchising usam do marketing institucional para promover o reconhecimento de marca no universo online e offline. Além disso, o marketing local é fundamental. Ele estimula diretamente a venda e a atração de clientes nas unidades e com ações direcionadas podem atingir clientes em potencial e interessados em adquirir o produto ou o serviço.
Uma franquia já reconhecida no mercado conta com um setor sólido de marketing, estruturado para prestar assessoria e direcionamentos aos franqueados. Outra coisa, esse setor também é responsável em pensar, direcionar e construir ações para as unidades franqueadoras. Além do conhecimento do público-alvo, é fundamental estratégias cada vez mais assertivas para estimular vendas e reconhecimento do negócio.
Aposte em um modelo de negócio que já deu certo: invista no JAH
O JAH é uma franquia brasileira de açaí, sorvetes e picolés. Com mais de 10 anos de sucesso, a primeira unidade, no interior de Minas Gerais, inovou ao permitir que seus clientes servissem o açaí à vontade com os toppings preferidos. Com uma receita exclusiva e o modelo diferenciado a franquia cresceu com uma linha de sabores exclusivas espalhando suas unidades por todo o Brasil.
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