Saiba mais sobre os limites do planeta Terra e o impacto das ações humanas

Saiba mais sobre os limites do planeta Terra e o impacto das ações humanas

Os limites planetários são um importante conceito, que envolve nove processos fundamentais, cada um com um conjunto de limites, e que representam uma medida do quão habitável nosso planeta AINDA é. Quanto mais abusamos destes limites, mais nos aproximamos da exaustão do planeta.  E não há Planeta B. 

Curiosidade: quais são os limites do planeta Terra? 

A preocupação com o uso dos recursos do planeta levou  cientistas liderados por Johan Rockström e Will Steffen a proporem, em 2009, uma avaliação do estado do planeta para que fossem tomadas as medidas apropriadas para reverter ou prevenir os efeitos mais prejudiciais a partir de seus estudos. 

Entendendo que a Terra possui recursos finitos e equilíbrio tênue entre alguns condicionantes para a vida nela, eles criaram 9 indicadores, como vamos ver abaixo. 

Mudança climática

Este limite, um dos mais discutidos e conhecidos, foi ultrapassado nos anos 90. As emissões de gases de efeito estufa (GEE), que têm sido produzidas a um ritmo acelerado desde o início da Revolução Industrial, têm sido sua causa. Eles já provocaram um aumento de temperatura de 1,1°C desde os anos 1800, mas isto poderia aumentar para 3°C, o que aumentaria a frequência e a força dos eventos meteorológicos. 

A mudança climática é uma questão central, uma vez que afeta todo o planeta. Daí, a importância de remover os GEE da atmosfera para criar um benefício ambiental. Nós do JAH, temos programas consolidados de utilização de energia verde em nossas fábricas, compensamos 100% do CO2 emitido por nossas frotas, com processos de auditoria feita por uma das duas maiores empresas do mundo de auditoria do ramo, e ainda compensamos 100%  de resíduos sólidos de embalagens em nossas fábricas e nossas operações, com créditos de Logística Reversa. 

Consumo de água doce

O consumo de água doce ainda permanece na zona segura. No entanto, está se aproximando perigosamente da zona de risco. O planeta contém apenas 2,5% de água doce, portanto, uma gestão adequada é essencial. A agricultura neste caso ainda é um dos fatores que podem piorar este indicador. 

Diminuição da camada de ozônio

Este limite está na zona de segurança. Embora estivesse sob ameaça no final dos anos 90, agora se estabilizou e se recuperou. Isto se deve à proibição do uso de produtos CFC. Se esta camada fosse perdida, as consequências seriam muito graves. Os casos de câncer de pele, por exemplo, aumentariam consideravelmente. Nós do JAH somente utilizamos gases que não provocam efeito estufa em 100% dos  equipamentos de refrigeração de nossas duas fábricas, não gerando reflexos ou impactos nessa importante área.  

Ciclo do nitrogênio e do fósforo

Outra fronteira atravessada (ano de 2009). O ciclo do fósforo e do nitrogênio é um dos fluxos bioquímicos mais importantes. O fósforo é um grande vilão, pois é extraído da atmosfera para a fabricação de fertilizantes, embora o fósforo também seja utilizado na agricultura. Quando estes elementos químicos são utilizados de forma intensiva, seu comportamento natural é alterado.

Biodiversidade

O limite para a erosão da biodiversidade também foi ultrapassado em 2009. Hoje, mais de um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção. Esta perda de diversidade afeta os ecossistemas, que estão se tornando cada vez mais frágeis.

Hoje, muitos pesquisadores ainda afirmam que o planeta está em meio à sexta extinção em massa em sua história. Se assim for, isto levaria a mudanças ambientais irreversíveis.

Nós do JAH por orientação de nossa Carta de Princípios Sustentáveis, garantimos que 100% de nossos produtos NÃO UTILIZAM animais para testes, e utilizam produtos provenientes de animais (como leite, por exemplo) homologados pelo SIF (Selo de Inspeção Federal), não colocando animais em risco ou sob condições de crueldade. 

Acesse aqui a Carta de Princípios Sustentáveis do JAH.

Aerossóis

Este é um limite não quantificado. Isso implica em conhecer a concentração de partículas em toda a atmosfera, o que é impossível. Entretanto, se os gases poluentes aumentam, a qualidade do ar é afetada, o que é claramente perceptível nas cidades mais populosas do mundo.

Poluição química

Em 2022, outro limite planetário foi excedido com a poluição química atingindo o limite de segurança. O uso de produtos químicos tem aumentado constantemente desde meados do século 20, e atingem quase todos os ecossistemas e causam sérios danos. Plásticos, metais pesados e hidrocarbonetos são alguns exemplos de compostos tóxicos. Além disso, quando entram na cadeia alimentar, eles encontram o caminho de volta aos seres humanos com graves consequências para a saúde. 

Acidificação oceânica

A linha de segurança ainda não foi cruzada, mas está próxima. Os oceanos com alta acidez absorvem menos dióxido de carbono, gás que tem um grande impacto sobre o efeito estufa. Além disso, a vida marinha é afetada, especialmente os recifes de coral. Isto, por sua vez, compromete as cadeias alimentares, o que pode levar a extinções.

Os sistemas de suporte de vida da Terra

Estes indicadores atuam tanto como limites quanto como sistemas de suporte de vida. Cada um desempenha um papel fundamental na habitabilidade do planeta. Alterá-los todos seria uma catástrofe com consequências imprevisíveis. Por este motivo, devem ser tomadas medidas apropriadas para evitar chegar a um ponto de não retorno.

Mudanças do solo

O desmatamento de florestas e a destruição de habitats naturais afetam este indicador. Grande parte da superfície terrestre é utilizada para a agricultura, o que ajuda a eliminar a fome, mas leva a perdas que afetam a biodiversidade. O limite de segurança foi excedido próximo aos anos 2000, mas nós do JAH temos regras claras junto aos nossos fornecedores de açaí em relação ao cumprimento de 100% das exigências legais, sanitárias, trabalhistas e ambientais vigentes no país e atualizamos anualmente a coleta de seus certificados de origem e boas práticas, auditados por terceira parte. 

Resumindo, quatro dos nove limites planetários foram ultrapassados. Destes, dois já atingiram alto risco. 

Por todos estes indicadores, nós do JAH nos perguntamos:  Se a terra é uma EMPRESA com 8 bilhões de consumidores, e 4 das 9 áreas dessa empresa estão com mal desempenho, então os RESULTADOS GERAIS dessa empresa não estão nada bons. 

Cada um precisa fazer sua parte, mesmo quando formos tomados pelo sentimento de que as pequenas ações não são importantes ou não geram impacto, e que nós não somos responsáveis ou nossas ações não surtirão efeito. 

Mas então nos lembramos de uma frase que teria sido atribuída a Martin Luther King:  O que me preocupa não é o grito dos maus, mas sim, o silêncio dos bons. Silenciar não é uma opção. Cada um que assumir sua parte na responsabilidade pelas mudanças no mundo que queremos ver, nos fará melhores. Nós fazemos nossa parte. E você?  

COmpartilhe esse post