Lições de liderança: 5 conselhos que todo empreendedor deve seguir para ter sucesso – JAH do Açaí
Lições de liderança: 5 conselhos que todo empreendedor deve seguir para ter sucesso

Lições de liderança: 5 conselhos que todo empreendedor deve seguir para ter sucesso

Um dos fatores mais importantes para começar (ou para manter) um empreendimento forte e saudável é saber liderar o negócio com responsabilidade.  

Para que sua empresa tenha sucesso e alcance os objetivos que você almeja, é necessário tomar uma série de decisões que só são possíveis se sua empresa for gerenciada com sabedoria. Organização, competência, planejamento e muita observação são alguns dos pontos chave para o investidor que quer se destacar no mercado. 

Essas lições se tornam ainda mais importantes quando pensamos em franchising, uma vez que sua empresa nascerá dentro de uma rede que, normalmente, já tem um público definido que possui grandes expectativas em relação ao seu produto. 

Se você pensa em investir em uma franquia, separamos algumas dicas que vão te ajudar a pensar (e, quem sabe, estudar um pouco mais) sobre liderança. Confira: 

5 lições de liderança para quem quer investir em franquias

  1. Saiba pelo menos o básico sobre cada setor da empresa 

Um bom líder tem visão de todos os processos de sua empresa. Para isso, é preciso estar disposto a estudar e também a aprender com seus colaboradores. 

Mesmo que você contrate alguém específico para cuidar das finanças ou do marketing, por exemplo, é muito importante saber o básico sobre todas as áreas. Assim, será mais fácil perceber, intervir e solucionar problemas com rapidez.  

  1. Escolha pessoas competentes para sua equipe e as mantenha motivadas

Para liderar com qualidade é necessário saber delegar funções. Apesar do conselho parecer óbvio, essa tarefa se torna praticamente impossível se você não confia em seus funcionários. 

Portanto, tenha muito cuidado na hora de contratar colaboradores para sua empresa; além das competências e experiências listadas no currículo, é importante que essas pessoas se identifiquem com a cultura da empresa e que se sintam motivadas a sempre evoluir. 

Lembre-se que ser amigável e empático é diferente de se tornar amigo pessoal de seus funcionários; como líder, é preciso manter um certo distanciamento emocional, já que em alguns momentos você precisará tomar decisões difíceis e ter conversas profissionais com eles.

  1. Saiba comunicar-se com seu time e com seus clientes

A comunicação é essencial em qualquer relação e isso não é diferente dentro de uma empresa. Seja honesto e transparente com seus clientes e com seus funcionários. Essas pequenas ações ajudam a manter a confiança na empresa e no produto. 

Com os clientes, esteja sempre atento aos comentários nas redes sociais e nos principais canais de comunicação da sua empresa. É importante ouvir e entender as dores dos consumidores para que você consiga entregar um produto à altura de suas expectativas. 

Com os funcionários, não hesite em sempre dar feedbacks sobre o desempenho deles. Mantenha seu colaborador informado sobre o que você espera dele naquele cargo e, com muito respeito, busque sempre ressaltar as qualidades e elucide os pontos a serem melhorados em sua conduta. 

  1. Tenha paciência para resolver os problemas

Um gestor eficiente se mantém o mais tranquilo possível quando os desafios surgem. Junto de sua equipe, o bom líder consegue identificar a raiz do problema para buscar as soluções e deve ter uma visão ampla sobre todas as possibilidades para resolver essas questões. 

Além disso, é necessário ter paciência, principalmente quando os problemas envolvem pessoas, sejam funcionários ou clientes. Choques de personalidade e de comportamentos são normais dentro de uma empresa e na vida social no geral, por isso é preciso ter sabedoria para resolver os conflitos da melhor forma possível.  

  1. Escolha um negócio que te atraia

O ditado “escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida” é mentira. Mesmo quando você ama sua empresa e seu trabalho, você vai ter que trabalhar muito, principalmente se escolher investir no seu próprio negócio.  

Apesar disso, escolher trabalhar com o que você ama tornará a jornada mais prazerosa e as conquistas ainda mais recompensadoras. 

Quando você acredita na missão da sua empresa, fica mais fácil lidar com os problemas do dia-a-dia e ter sucesso profissional e pessoal. 

Empreenda com o JAH

Se você pensa em investir e liderar uma empresa já consolidada no mercado e com um produto conhecido pelo público, confira 5 razões para investir em uma franquia de açaí. E para ficar por dentro de nossas novidades, assine nossa Newsletter e siga o JAH nas redes sociais. 

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí