4 erros que você deve evitar cometer na compra de franquias – JAH do Açaí
4 erros que você deve evitar cometer na compra de franquias

4 erros que você deve evitar cometer na compra de franquias

O Brasil possui um dos maiores mercados de franquias do mundo, tornando esse tipo de investimento um dos mais seguros. Estudos da Associação Brasileira de Franquias (ABF) mostraram que o setor faturou 174,6 bilhões só no ano de 2018. 

Ainda assim, o investimento em uma franquia não garante sucesso. Isso porque existem diversos pormenores e detalhes que devem ser observados antes de fazer essa escolha. 

Listamos alguns erros comuns ao investir em franchising para que você saiba como evitá-los:

1. Não ter o conhecimento básico sobre investimentos

Antes de tomar a decisão de investir em uma franquia, é necessário pesquisar muito sobre a marca, sobre os produtos e sobre tudo que faz parte deste universo, como os valores, os princípios, os objetivos e o público alvo da empresa. 

Além disso, estudar muito sobre finanças, investimentos, marketing e demais áreas é fundamental para ter sucesso. Um bom investidor sabe os pontos fracos e fortes de seu negócio e busca sempre tomar decisões baseadas em conhecimentos e argumentos concretos. 

2. Não avaliar suas condições financeiras e tomar decisões por impulso

Para ter sucesso é necessário se planejar, tanto a curto quanto a longo prazo. Por isso, busque avaliar os prós e os contras da decisão de abrir uma franquia. Leve em consideração o investimento inicial e tente prever em quanto tempo você receberá os lucros de sua empresa. 

Esse planejamento financeiro evitará decepções, pois você já terá traçado metas reais para ter um retorno do seu investimento e terá certeza de que fez a melhor escolha, e também ajuda a não agir por impulso.

Também é importante conversar com outras pessoas que investem ou que já investiram na marca que você está considerando escolher. Tire todas as dúvidas sobre o negócio e busque traçar paralelos entre sua realidade e a realidade de outros franqueados.

3. Não levar em consideração a Lei de Franquias e a Circular de Oferta de Franquias

Ser franqueado significa receber a autorização para uso direto de uma marca (ou patente) e de todas as tecnologias e sistemas criados por ela. Além disso, a franqueadora garante a transferência de seu know-how (ou seja, todos os métodos administrativos e padrões de operação) para que o franqueado possa gerir seu novo negócio. 

Tudo isso é garantido pela Lei de Franquias, o que significa que todos os direitos e deveres de ambas as partes já são pré-definidos para que haja transparência nas relações. 

Desconhecer a Lei de Franquias e a COF (Circular de Oferta de Franquias) pode prejudicar o investidor, que estará mais suscetível a ignorar seus direitos e deveres. 

4. Desconhecer os produtos e o funcionamento da franquia escolhida

Este é um erro comum para quem investe por impulso. Para não se arrepender no futuro, busque pesquisar muito sobre os produtos para entender se aquele determinado negócio é realmente de seu interesse. 

É importante pensar que investir em uma rede bem estabelecida não é sinônimo de sucesso imediato. Ter uma empresa, seja ela uma franquia ou não, significa trabalhar duro no dia-a-dia para conseguir alcançar seus objetivos. O cotidiano se tornará mais prazeroso e recompensador se você trabalhar com uma marca com a qual se identifica, tanto em relação aos produtos vendidos quanto aos valores e objetivos. 

O sucesso de um negócio depende muito de um bom líder. Se você se sente motivado a trabalhar, com certeza vai conseguir motivar toda a sua equipe para que façam um bom trabalho. 

Ainda não sabe em quê investir? 

Listamos 5 razões para investir em uma franquia de açaí para que você tire todas as suas dúvidas e conheça um pouco mais sobre esse mercado. E para ficar por dentro de nossas novidades, assine nossa Newsletter e siga o JAH nas redes sociais. 

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí