De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de franquias em operação cresceu cerca de 5,1% em 2019, e o faturamento do setor também demonstrou uma expansão de 6,9%. O desejo de empreender está no DNA do brasileiro, entretanto, para além de empreender é preciso ter estratégia e planejamento para que o sucesso aconteça.
Para isso, indicadores de desempenho são fundamentais para medir tanto o sucesso quanto a saúde do negócio. Implementar uma gestão saudável demanda tempo e muito trabalho. Mensurar resultados é importante para entender o que funciona e o que não funciona para a sua franquia.
Conhecidos pela sigla KPI ‘s, em inglês, key performance indicators, os indicadores de desempenho mensuram e quantificam os resultados obtidos no seu negócio. Se você ainda não sabe como implementar essa estratégia no seu negócio, este artigo é para você. Continue a leitura e entenda a importância dos indicadores de desempenho para a sua franquia.
Indicadores de desempenho ou KPI ‘s: o que são eles?
É fundamental que todo empreendedor esteja familiarizado com os indicadores de desempenho e como aplicá-los na prática. Isso porque, uma vez gerados esses dados de performance, torna-se possível não só identificar estratégias que funcionam bem para o seu negócio, mas também aquelas que precisam ser melhor desenvolvidas.
São os KPI ‘s que indicam se o seu planejamento estratégico garante bons resultados ou se ele precisa ser revisto, objetivando garantir melhores resultados. Mais do que mensurar, eles ajudam a identificar os pontos fortes e os pontos fracos do negócio, além dos gargalos e o que precisa ser melhorado. Dessa forma, as métricas ajudam os franqueados a tomarem decisões mais assertivas e de alta performance.
Conheça os principais indicadores de desempenho neste artigo. É só continuar a leitura!
1. Retorno sobre o investimento (ROI)
O ROI é uma métrica usada para medir o retorno obtido a partir de determinado investimento. O indicador é utilizado para mensurar diversos objetivos, como campanhas de Marketing, contratação de serviços especializados, entre outros.
Em uma franquia, deve-se observar alguns fatores ao mensurar o ROI, por exemplo: capital de giro, taxa de franquia, custos de instalação da unidade e royalties. Assim, o investidor conseguirá fazer o cálculo do retorno sobre o investimento que a unidade terá no dia a dia da operação do negócio.
Para calcular o ROI, usa-se a seguinte fórmula:
ROI = (Receita – Valor investido)/Valor investido.
2. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O custo de aquisição de clientes é usado para avaliar qual é o custo para trazer novos clientes para a unidade franqueada. A métrica é fundamental para mensurar os investimentos realizados, de forma que não comprometam a sua margem de lucro.
Para fazer o cálculo é muito simples: é preciso dividir os custos do marketing e vendas pelo número de novos clientes. O indicador é fundamental para repensar estratégias de forma mais assertiva, com o objetivo de aumentar a lucratividade do negócio.
3. Ticket Médio
O ticket médio é a métrica utilizada para mensurar a média gasta por cliente. O indicador aponta se as estratégias de marketing são eficientes, assim como os colaboradores da unidade e os produtos disponibilizados ao público.
O KPI pode ser analisado junto a outros indicadores de desempenho, como o CAC – se, por exemplo, o custo de aquisição de clientes for inferior ao ticket médio, significa que o gasto com marketing está maior que o arrecadado, o que aponta para a necessidade de uma possível revisão estratégica.
Para calcular o ticket médio, usa-se a seguinte fórmula:
Número total de vendas/número de clientes.
4. Net Promoter Score (NPS)
O NPS é um método que mede a satisfação do cliente. A métrica é fundamental para compreender o público consumidor e, assim, definir estratégias mais assertivas para o negócio. Para isso, faz-se a seguinte pergunta:
“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa para um amigo ou familiar?”
Entender o cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Ouvi-los é muito importante para a saúde e o sucesso da unidade franqueada. Para saber se o NPS é bom ou ruim, basta usar a classificação abaixo e analisar onde o seu resultado se encaixa:
- NPS entre 75 e 100: Zona de Excelência
- NPS entre 50 e 74: Zona de Qualidade
- NPS entre 0 e 49: Zona de Aperfeiçoamento
- NPS entre -100 e -1: Zona Crítica
Para calcular o NPS, usa-se as notas dos clientes promotes (notas entre 9 e 10) e os clientes detratores (notas de 0 a 6). As notas entre 7 e 8 não são contabilizadas.Acompanhe o JAH nas redes sociais e para novidades sobre o mercado de franquias, assine a nossa Newsletter.