Descubra o que é e qual a importância do ROI na viabilidade do seu negócio – JAH do Açaí
Descubra o que é e qual a importância do ROI na viabilidade do seu negócio

Descubra o que é e qual a importância do ROI na viabilidade do seu negócio

Um dos mais importantes indicadores financeiros é o ROI, ou simplesmente retorno sobre investimento, uma taxa que visa calcular o lucro que determinado investimento gerará em determinado espaço de tempo. 

O ROI é fundamental para direcionar  o investimento para ações que realmente trazem resultados de impacto para o investidor. Neste post, vamos explicar tudo sobre o ROI e porque é tão importante ter muita atenção a ele. 

O que é ROI? 

O ROI mede e indica a relação entre o retorno e o capital investido em um projeto ou em um negócio. Através desse estudo, é possível calcular quando a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado. 

Para calcular o ROI, podemos levar em consideração diversas ações, como: 

  • Campanhas de marketing;
  • Treinamentos de vendas;
  • Oficinas facilitadas para apresentação de produtos;
  • Aquisição de ferramentas de gestão;
  • Novas estratégias de retenção de clientes, entre outros meios.

Observe que o objetivo do ROI não é apenas apontar e qualificar quais investimentos mais valem à pena; ele também busca formas de otimizar os investimentos que já estão dando certo, a fim de que eles gerem lucros ainda maiores para a empresa. 

Como calcular o ROI?

A conta é bem simples:

ROI = (GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL

Um exemplo prático: supondo que o ganho da sua empresa tenha sido 200 reais e o investimento inicial tenha sido 50 reais, a conta fica assim: 

ROI = (200 – 50) / 50

ROI = 3

Isso significa que o seu retorno foi de três vezes sobre o investimento inicial. Para obter o resultado em porcentagem basta multiplicar o resultado por 100, obtendo, então 300% de retorno sobre o investimento inicial.

É importante ressaltar que, para que o resultado seja fiel, é fundamental que todos os gastos, por mais mínimos que sejam, sejam incluídos no investimento inicial. 

Por que ele é importante para o sucesso da empresa? 

O mundo do marketing digital ainda é muito novo e, apesar de muito explorado, ainda não foi totalmente desmistificado e entendido pelos profissionais. Isso porque os algoritmos das redes sociais e os fatores de ranqueamento usados pelo Google, por exemplo, ainda não são totalmente claros e podem reagir de formas diferentes dependendo de uma série de fatores. 

Por isso, é muito importante acompanhar todas as ações de marketing a fim de garantir que todas estejam gerando lucro. A análise do ROI também impede que o empresário perca dinheiro com uma estratégia que não está funcionando e dá ferramentas para que os profissionais de marketing consigam desenvolver novas estratégias para potencializar os conteúdos. 

O estudo do ROI também ajuda a responder questões muito importantes para a otimização do seu negócio, como, por exemplo: 

  • Os investimentos estão focados nas maiores fontes de lucro da empresa? 
  • Em quais canais atingimos mais o nosso público? 
  • Como melhorar meu conteúdo a fim de melhorar meu alcance? 
  • O desempenho das campanhas de marketing está de acordo com o planejado? 
  • O processo de funil de vendas está se mostrando efetivo? 
  • O relacionamento com os clientes têm se mostrado efetivo? 

Analisando essas métricas é possível se aprofundar e determinar com mais certeza quais são os pontos fortes, que devem receber mais investimentos, e quais ainda precisam ser melhorados. 

Continue entendendo como funciona uma franquia 

Para além do marketing, o ROI pode ser usado para medir qualquer tipo de investimento, até o inicial para investir em uma franquia. 

Se você tem interesse em entrar nesse mundo, descubra quais erros você deve evitar na hora de comprar uma franquia

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí