Um dos mais importantes indicadores financeiros é o ROI, ou simplesmente retorno sobre investimento, uma taxa que visa calcular o lucro que determinado investimento gerará em determinado espaço de tempo.
O ROI é fundamental para direcionar o investimento para ações que realmente trazem resultados de impacto para o investidor. Neste post, vamos explicar tudo sobre o ROI e porque é tão importante ter muita atenção a ele.
O que é ROI?
O ROI mede e indica a relação entre o retorno e o capital investido em um projeto ou em um negócio. Através desse estudo, é possível calcular quando a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado.
Para calcular o ROI, podemos levar em consideração diversas ações, como:
- Campanhas de marketing;
- Treinamentos de vendas;
- Oficinas facilitadas para apresentação de produtos;
- Aquisição de ferramentas de gestão;
- Novas estratégias de retenção de clientes, entre outros meios.
Observe que o objetivo do ROI não é apenas apontar e qualificar quais investimentos mais valem à pena; ele também busca formas de otimizar os investimentos que já estão dando certo, a fim de que eles gerem lucros ainda maiores para a empresa.
Como calcular o ROI?
A conta é bem simples:
ROI = (GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL
Um exemplo prático: supondo que o ganho da sua empresa tenha sido 200 reais e o investimento inicial tenha sido 50 reais, a conta fica assim:
ROI = (200 – 50) / 50
ROI = 3
Isso significa que o seu retorno foi de três vezes sobre o investimento inicial. Para obter o resultado em porcentagem basta multiplicar o resultado por 100, obtendo, então 300% de retorno sobre o investimento inicial.
É importante ressaltar que, para que o resultado seja fiel, é fundamental que todos os gastos, por mais mínimos que sejam, sejam incluídos no investimento inicial.
Por que ele é importante para o sucesso da empresa?
O mundo do marketing digital ainda é muito novo e, apesar de muito explorado, ainda não foi totalmente desmistificado e entendido pelos profissionais. Isso porque os algoritmos das redes sociais e os fatores de ranqueamento usados pelo Google, por exemplo, ainda não são totalmente claros e podem reagir de formas diferentes dependendo de uma série de fatores.
Por isso, é muito importante acompanhar todas as ações de marketing a fim de garantir que todas estejam gerando lucro. A análise do ROI também impede que o empresário perca dinheiro com uma estratégia que não está funcionando e dá ferramentas para que os profissionais de marketing consigam desenvolver novas estratégias para potencializar os conteúdos.
O estudo do ROI também ajuda a responder questões muito importantes para a otimização do seu negócio, como, por exemplo:
- Os investimentos estão focados nas maiores fontes de lucro da empresa?
- Em quais canais atingimos mais o nosso público?
- Como melhorar meu conteúdo a fim de melhorar meu alcance?
- O desempenho das campanhas de marketing está de acordo com o planejado?
- O processo de funil de vendas está se mostrando efetivo?
- O relacionamento com os clientes têm se mostrado efetivo?
Analisando essas métricas é possível se aprofundar e determinar com mais certeza quais são os pontos fortes, que devem receber mais investimentos, e quais ainda precisam ser melhorados.
Continue entendendo como funciona uma franquia
Para além do marketing, o ROI pode ser usado para medir qualquer tipo de investimento, até o inicial para investir em uma franquia.
Se você tem interesse em entrar nesse mundo, descubra quais erros você deve evitar na hora de comprar uma franquia.