Você sabe a diferença entre sorvete e sorbet? – JAH do Açaí
Você sabe a diferença entre sorvete e sorbet?

Você sabe a diferença entre sorvete e sorbet?

O verão está oficialmente chegando e, nesta época, nada melhor que uma delícia gelada, não é mesmo? Acredita-se que o sorvete foi criado há mais de 3 mil anos pelos chineses, com uma base de neve, frutas, mel e gema de ovo. Passada aos árabes, a iguaria foi chamada de Sberbeth e, posteriormente, de sorbet. 

Segundo os dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), o Brasil é o 10º maior produtor mundial da sobremesa gelada, sendo a região Sudeste com o maior consumo de sorvetes no país, com 52%, seguido do Nordeste, com 19%, Sul, 15%, Centro-Oeste, 9% e região Norte, 5%.

O consumo de sorvetes vem crescendo exponencialmente no Brasil. Em 2019, foram consumidos 5,29 litros por pessoa, somando mais de um bilhão de litros. O faturamento do setor gira em torno de 13 bilhões por ano. 

Gelatos: entenda seu consumo 

Além de uma sobremesa gelada, os sorvetes e sorbet podem ser considerados uma refeição completa. Isso porque esses produtos contém proteínas, açúcares e leite –  nutrientes fundamentais para a manutenção da nossa saúde. Na Itália, o consumo da sobremesa chega a ser o dobro do Brasil, entretanto, são os neozelandeses que estão no topo do ranking de consumo de sorvetes e sorbets – consumindo cerca de 24 litros per capita, de acordo com os dados da Abis.

Apesar dos sorvetes não terem surgido na Itália, o gelato italiano é um dos mais conhecidos no mundo. No país europeu, a sobremesa é sempre preparada com ingredientes frescos e o equilíbrio dos ingredientes é que garante a textura de um verdadeiro gelato. O modo de preparo especial dos sorvetes chegou ao Brasil e, hoje, têm-se diferentes opções de sabores e texturas, o que dá um toque de brasilidade ao modo de fazer italiano.   

Sorbet x sorvete: você sabe qual é a diferença? 

Ambas sobremesas são muito parecidas, sendo a principal diferença a confecção e os ingredientes que cada um deles leva. O sorvete, por exemplo, é produzido com produtos lácteos (leite fresco, leite condensado ou creme de leite). Já o sorbet, não leva leite – sendo uma pedida ideal para intolerantes à lactose. Além disso, o sorbet conta com um baixo teor de gordura e tem mais frutas do que o sorvete tradicional.

A versão industrial dos sorvetes podem levar gemas de ovo e/ou amido de milho, o que ajuda a engrossar a massa. O sorbet não leva ovos e são geralmente feitos com frutas, açúcar e água. São extremamente refrescantes e possuem um sabor intenso das frutas e em diversas culturas sabores exóticos são preparados, como na cultura árabe, onde é comum encontrar sabores feitos com pétalas de flores e outras iguarias.  

Além dos sorvetes e sorbets, também tem o frozen yogurt – um sorvete feito à base de iogurte, um pouco mais ácido e leve, comparado ao sorvete tradicional. O frozen yogurt é popular em vários países, inclusive no Brasil. 

Para uma boa sobremesa, o segredo está no preparo e no cuidado com os ingredientes e armazenamento. É fundamental que a delícia gelada seja conservada entre para manter a textura certa para o consumo. Conheça as delícias geladas do JAH, aqui

Para novidades e informações sobre o mercado de gelados no Brasil, assine a nossa Newsletter e siga o JAH nas redes sociais.

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí