Sustentabilidade: entenda por que é tão importante que ela faça parte dos processos de produção do açaí – JAH do Açaí
Sustentabilidade: entenda por que é tão importante que ela faça parte dos processos de produção do açaí

Sustentabilidade: entenda por que é tão importante que ela faça parte dos processos de produção do açaí

O açaí é uma fruta típica da região amazônica e é, mais especificamente, cultivado no Pará pela população ribeirinha. Hoje, a cadeia produtiva do açaí é uma das principais atividades econômicas da região, já que o Pará produz cerca de 1,3 milhões de toneladas do fruto por ano, exportando para todo o Brasil e para o mundo. 

Para dar sustentabilidade ao extrativismo do açaí, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) regula e promove ações para treinar e capacitar a população ribeirinha a fim de evitar desgastes desnecessários no solo e garantir que a produção saia dentro dos padrões necessários para exportação. 

O que é sustentabilidade? 

Sustentabilidade é o termo usado para caracterizar ações que visam as necessidades humanas da atualidade, sem deixar de lado as preocupações com o futuro dos recursos naturais do meio ambiente. 

A produção sustentável de açaí, por exemplo, deve visar não só o produto que será gerado a curto prazo (ou seja, o fruto do açaí), mas também a saúde do solo e a biodiversidade geral.

A importância da sustentabilidade na cadeia de produção de açaí 

Quando a produção de açaí acontecia sem conhecimento técnico, a população ribeirinha tinha o costume de derrubar outras espécies florestais para abrir espaço para o plantio de açaí. Num primeiro momento, essa medida chegava a gerar resultado, entretanto, os açaizeiros têm uma particularidade que faz com que isso se torne impraticável no longo prazo. 

Eles precisam que outras árvores, com raízes mais profundas, tragam para sua raiz os nutrientes das camadas que estão mais abaixo no solo. Isso só é possível quando a biodiversidade do local é preservada. 

Além disso, existem outros fatores naturais que precisam ser respeitados para que o cultivo tenha sucesso, como a polinização das abelhas e a reposição de nutrientes no solo.  

Como é cultivado o açaí sustentável?

Como dito anteriormente, o Pará é o maior produtor de açaí do Brasil e cerca de 80% do processo é feito por pequenos produtores familiares. 

Aliando seus próprios conhecimentos com os treinamentos e acompanhamentos da Embrapa, a produção ribeirinha cultiva o açaí e maneja o solo com técnicas sustentáveis que garantem a longevidade da produção. 

A colheita é feita no inverno e depois o fruto é lavado e armazenado em grandes cestas, produzidas pelas mulheres da comunidade, que seguem para o Brasil inteiro para serem transformados em polpa e comercializados como temos o costume de consumir: em forma de creme. 

Os produtos têm consciência de que a floresta é muito importante para o cultivo do açaí, por isso a protegem e evitam derrubadas, por exemplo.

A importância da população ribeirinha para a produção sustentável

Como a exportação de açaí constitui a maior fonte de renda da região, é importante que a produção seja feita da forma mais correta possível a fim de que os frutos tenham qualidade máxima. O controle de qualidade é feito desde antes do plantio, ainda na semente, e segue sendo observado durante todo o processo. 

O fruto do açaí nasce em uma palmeira alta e subir até o topo para colher a fruta é uma habilidade que só os ribeirinhos dominam. Há vários perigos, como insetos e animais peçonhentos e até o risco de se desequilibrar e cair. 

O extrativismo sustentável ajuda a evitar alguns desse perigos, pois a altura da árvore é controlada e os produtores têm acesso a equipamentos e ferramentas adequadas para a colheita, por exemplo. Além disso, o cuidado com os nutrientes do solo e a preservação da mata ao redor são essenciais para o sucesso. 

O açaí do JAH é produzido de forma sustentável!

A sustentabilidade assegura a longevidade de toda a cadeia de produção do açaí. Ao mesmo tempo em que garante que a qualidade final do produto seja muito boa, ela protege o meio ambiente e seus recursos, evitando o esgotamento futuro. 

A produção sustentável também agrega valor ao produto final. Muitos consumidores se preocupam com a origem dos produtos que consomem e ter a garantia de que o açaí foi cultivado de forma respeitosa, tanto aos ribeirinhos quanto à biodiversidade, é um diferencial importante. 

No JAH, todos os produtos são 100% artesanais, feitos com ingredientes naturais e selecionados vindos dos melhores produtores do norte do país. O fruto vai direto para nossas fábricas, com sede em Belo Horizonte/MG e em Sorocaba/SP, de onde é distribuído para as mais de 70 lojas pelo Brasil. 

Para mais novidades e informações siga o JAH nas redes sociais!   

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí