Saiba os cuidados na hora de escolher um açaí – JAH do Açaí
Saiba os cuidados na hora de escolher um açaí

Saiba os cuidados na hora de escolher um açaí

Originário da região Norte do país, o tradicional fruto brasileiro, o açaí,  vem de uma palmeira conhecida como açaizeiro. Conhecido pelos seus diversos benefícios à saúde, o açaí é amplamente consumido em diversas cidades do país, seja em polpa congelada, in natura ou batido com frutas como banana ou morango. 

Em sua forma mais comum de consumo é misturado com xarope de guaraná que dá o sabor adocicado. No entanto, é preciso atenção na escolha, pois o alimento pode ter outras misturas utilizadas para render mais ou garantir uma textura cremosa.

Listamos 4 dicas para te ajudar a saber quais cuidados tomar na hora de comprar ou consumir o seu açaí.

  1. Preste atenção na tonalidade

A forma mais fácil de identificar se houve mistura é pela sua tonalidade. Quando o açaí é obtido exclusivamente do fruto ele tem uma cor bem escura, próxima do roxo, similar a um vinho escuro. Se misturado pode apresentar tonalidades cinzentas ou um roxo mais claro.

  1.  Verifique o armazenamento

A forma de conservação é muito importante para a sua qualidade, ele deve ser mantido em uma temperatura de -18º. Ao comprar embalagens fechadas é preciso observar se foi conservado gelado. Depois de comprar o produto, caso não seja consumido logo em seguida, a melhor opção é congelar.

  1. Observe o rótulo 


Na embalagem é necessário constar o número de registro do produto junto ao ministério da Agricultura, o que confirma que atende às regras sanitárias. Além disso, veja se as informações mostram que o produto é natural (normalmente com a identificação de 100% integral) e que não há misturas de outros complementos.  

  1. Conheça o ponto de venda

Deve-se sempre ter cuidado com todo e qualquer alimento consumido, por isso, ao comprar o açaí em lojas de rua ou quiosques em shoppings é importante verificar se o produto passou pelos cuidados necessários, seguindo as normas de higiene. Observe se o ambiente está limpo e se os atendentes estão equipados com luvas e toucas ao manusear os alimentos. 

Com esses cuidados fica mais fácil escolher um açaí de qualidade e não consumir um produto adulterado. Apesar da popularidade do fruto, pouca gente sabe que ele possui algumas variações além do tradicional roxo.

Os diferentes tipos de açaí 

O açaí roxo, famoso e mais consumido no Brasil: Proveniente do Norte do Brasil, o açaí roxo ou preto é o que conquistou os brasileiros por ser um ótimo energético e possibilitar diversas combinações. Apesar do consumo doce e gelado na maior parte do país, no Norte ele é consumido salgado ao lado de peixes e carnes. 

O açaí branco,  mais caro e raro: Também conhecido como açaí Tinga, esse não possui a antocianina, responsável pela pigmentação típica que dá a tonalidade roxa. Apesar do nome branco esse açaí tem a casca e a polpa na cor verde. 

O açaí açu, grande e solitário: Com um sabor mais forte essa variação tem cachos bem maiores gerando mais de 70% de polpa que o açaí roxo. Cultivado no Tocantins ele é chamado de solitário, pois rende frutos apenas por um curto período do ano.

O açaí espada, formato diferenciado: A maior diferença em relação aos outros é que seus cachos apresentam uma série de ramificações sendo primárias, secundárias e terciárias. Seu formato deu origem ao nome. 

O açaí sangue de boi, vermelho e pastoso: Encontrado principalmente no Maranhão e no Pará esse açaí tem uma consistência mais pastosa e um sabor bem diferente do roxo, que é o mais comum. Quando maduro apresenta uma cor de vermelho intenso. 

O açaí chumbinho, pequeno e leve: Essa variação é encontrada no Amazonas, conhecido por ser bem pequeno, cada fruto pesa cerca de 1g. Ao contrário dos outros, esse açaí pode ter duas cores diferentes, roxo ou branco.

Para mais dicas e curiosidades acompanhe o nosso blog e fique por dentro das novidades assinando nossa Newsletter.

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí