O que fazer para ter retorno sobre o investimento a médio prazo?
O que fazer para ter retorno sobre o investimento a médio prazo?

O que fazer para ter retorno sobre o investimento a médio prazo?

Entenda porque a franquia pode ser um investimento seguro e a importância de planejamento e gestão para um negócio de sucesso

Formar um patrimônio pode ser uma decisão cheia de dúvidas e também de muita responsabilidade. Muitas pessoas querem investir, porém não sabem por onde começar. Neste cenário, a franquia pode ser uma opção muito vantajosa para quem quer ter o negócio próprio e ter um retorno sobre o investimento a médio prazo.

A primeira dúvida de um interessado em investir em uma franquia é saber em quanto tempo o retorno do investimento acontecerá e quando o negócio, de fato, começará a dar lucro. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias que atuam no país estima o retorno do investimento a médio prazo. 

Para isso, é preciso que o investidor aposte em um bom plano estratégico, feito com transparência e organização. É importante levar em consideração alguns pontos, como o ponto comercial, custos operacionais e todas as variáveis do negócio. Por isso, o apoio de uma rede de Franchising é fundamental para o retorno do investimento a médio prazo.

Entenda o mercado que cresce há mais de 20 anos 

O mercado de franquias cresce há mais de 20 anos e tem fechado seus balanços com números positivos. O crescimento nacional do segmento impressiona, principalmente ao ser comparada com outras modalidades de investimento. 

O setor de alimentação é um dos segmentos mais procurados. Por dois anos consecutivos, o setor foi o líder no ramo das franquias no país,  de acordo com o último levantamento da ABF, realizado em 2019. 

Atualmente, o Brasil é o 4º colocado em consumo de alimentos saudáveis no ranking global e movimenta cerca de US$ 35 bilhões por ano, segundo uma pesquisa realizada pela Euromonitor, agência internacional de pesquisa de mercado. Nos últimos cinco anos, o crescimento do setor de alimentos e bebidas saudáveis foi, em média, 12,3%, em 2019. 

Franquias: um negócio estratégico e com maturidade de mercado 

Além de oferecer suporte e treinamento completo aos franqueados, o segmento de Franchising é assegurada pela Lei de Franquias, sancionada em dezembro de 1994. O modelo de negócio é uma ótima oportunidade, pois ele já foi testado e conta com maturidade de mercado, não comum a outros tipos de investimento. 

O valor para o investimento é variável, pois considera o porte, modelo de operação, segmento de mercado, ponto comercial, entre outros fatores. Para os empreendedores de primeira viagem, a padronização oferecida pela rede de franquias é uma vantagem. Isso porque tanto o layout quanto o design já é pré definido pela franqueadora. Além disso, gastos com publicidade e propaganda possuem um investimento reduzido, pois o nome da marca já está estruturado no mercado.

Outro ponto importante é o suporte da franqueadora ao negócio. A franqueadora está presente em todos os processos de operação e gerenciamento das unidades: escolha do ponto comercial, gerenciamento, orientação da gestão, treinamento da equipe de funcionários, estratégias de marketing, criação de novos produtos, entre outros.

Para que seu investimento tenha um retorno positivo, precisa-se verificar qual a visibilidade da marca franqueadora no mercado. Assim, você fará um investimento direcionado e com alta probabilidade de sucesso. 
Para novidades sobre o mercado de franquias, acesse o nosso blog e fique por dentro das nossas novidades assinando a nossa Newsletter. Siga o JAH nas redes sociais!

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí