Capa BLOG

JAH Açaí: marca mineira apresenta expansão internacional e IA na ABF Franchising Expo 2025

A jornada do JAH Açaí, Sorvetes e Picolés é a prova de que propósito, inovação e foco podem transformar um pequeno negócio em uma potência do franchising brasileiro — e agora, em expansão internacional, com a primeira unidade inaugurada em Düsseldorf, na Alemanha.

Ainda em 2009, a marca nasceu com uma proposta ousada: oferecer produtos de extrema qualidade, livres de conservantes, corantes e gordura vegetal, em um modelo de self-service inédito, com o conceito de liberdade de escolha, trazendo o cliente para o centro do negócio.

Em 2025, o JAH chegou à maior feira de franquias da América Latina como marca internacional, com o objetivo de conhecer potenciais investidores e estreitar o relacionamento com players de mercado, ampliando também a visibilidade para o food service.

Ultrapassando 180 unidades no Brasil, além do novo ponto na Alemanha, o JAH prevê encerrar o ano com mais de 200 unidades e um faturamento estimado em R$ 180 milhões.

Eficiência como alicerce do crescimento sustentável do negócio

Hoje, com mais de 180 unidades em operação no Brasil e presença internacional estreando na Alemanha, o JAH vive uma nova fase, marcada por um crescimento estruturado e inteligente.

Somente no primeiro trimestre de 2025, o JAH registrou um aumento superior a 30% no faturamento em comparação ao mesmo período do ano anterior. O segredo? Olhar para dentro.

Nos últimos 12 meses, o JAH passou por uma reestruturação profunda, focada em três pilares: alinhamento, processos e tecnologia. Com diretrizes bem definidas, foi possível redesenhar os processos internos com foco na sinergia entre as áreas.

Mais do que definir tarefas, a gestão do JAH é guiada por propósito, em parceria com a rede franqueada, que traz a visão da ponta, desafios e oportunidades. Além da regionalização da estratégia, o JAH foca em uma entrega sistêmica, em que o sucesso da unidade franqueada, aliado à oferta voltada para a experiência do cliente, está no centro da estratégia do negócio.

Açaí brasileiro na Europa: JAH em Düsseldorf

Em junho deste ano, o JAH marcou mais um momento histórico: a inauguração da sua primeira loja fora do país, em Düsseldorf, na Alemanha. A estreia internacional reforça o posicionamento premium da rede e o potencial global do açaí brasileiro, especialmente no modelo self-service que encanta o consumidor.

O açaí tem ganhado cada vez mais relevância no mercado europeu, não apenas como alimento, mas como símbolo de um estilo de vida saudável e sustentável. Em 2024, as exportações de açaí cresceram cerca de 47,5% em faturamento, alcançando US$ 464.467 (89 toneladas) até novembro do ano passado.

A nova unidade, conduzida pelo primeiro franqueado internacional da rede — morador local da cidade alemã, que conheceu a linha de açaí e sorvetes a partir de uma visita ao Brasil —, traz o açaí como carro-chefe, apresentando o produto a um dos mercados mais exigentes da Europa.

“Ao atuarmos com sucesso na Alemanha, um ambiente desafiador, sabemos que estamos prontos para escalar a operação para diversos outros países, garantindo segurança e eficiência. E a decisão da internalização só foi possível por adotarmos ferramentas de tecnologia para possibilitar tanto o acompanhamento das ações quanto a comunicação com franqueado, colaboradores e clientes”, afirma o cofundador do JAH e Head de Expansão, Diego Dutra.

A nova loja mantém a essência brasileira, trazendo o conceito da marca, porém com identidade visual bilíngue, para facilitar a inserção do novo público ao cardápio. Além do produto, o que o JAH leva ao mundo é a valorização de uma cadeia produtiva que começa na Amazônia.

“O JAH quer ser um agente ativo neste ecossistema, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região Norte por meio da geração de demanda qualificada, apoio a fornecedores e práticas alinhadas aos pilares ESG. Acreditamos que o açaí brasileiro tem potencial para ocupar um espaço semelhante ao do café e do vinho em seus respectivos mercados. O JAH quer ser o canal para que isso aconteça, com responsabilidade, consistência e excelência”, afirma o CEO do JAH, Rafael Corte.

A revolução digital: IA a favor da performance

A Inteligência Artificial (IA) está transformando o mercado de franquias, oferecendo ferramentas poderosas para impulsionar o crescimento, a eficiência e a inovação.

Em um setor altamente competitivo, onde padronização, escala e experiência do cliente são cruciais, a IA se torna uma aliada estratégica indispensável.

Em 2025, em linha com as principais tendências de mercado, o JAH adotou ferramentas de inteligência artificial no dia a dia da operação. A marca desenvolveu uma ferramenta interna capaz de analisar dados de todas as unidades, identificar padrões e sugerir prioridades de ação com base em indicadores de performance.

“O que antes levava seis horas para diagnosticar, hoje fazemos em 30 minutos. A IA nos mostra os principais gargalos — seja queda no delivery, má conversão no balcão ou mix de produtos desalinhado — e atacamos a causa real, e não só o sintoma”, conta Rafael Corte, CEO & Co-Founder do JAH Franchising.

Além disso, o JAH, que tem a inovação como DNA da marca, está em fase de testes de um sistema que disponibiliza esse conhecimento via WhatsApp, tornando regras, manuais e boas práticas acessíveis em tempo real para franqueados e colaboradores. É a tecnologia como ferramenta de democratização da informação e aumento de performance em escala.

Conexão multissensorial com o consumidor

Mais do que vender sobremesas geladas, o JAH propõe uma experiência sensorial completa, alinhada ao conceito de indulgência consciente. Os produtos exclusivos da rede não contêm adição de corantes, conservantes ou gordura vegetal, e a marca oferece ainda versões veganas, sem açúcar, glúten e lactose.

“Trabalhar com alimentação é conectar-se diretamente às emoções. Queremos que o cliente se sinta bem, do sabor à escolha consciente. E, claro, que se divirta no processo”, conclui Corte.

COmpartilhe esse post