O sucesso de uma empresa é feito por pessoas. Com as mudanças tecnológicas, as pessoas também têm transformado suas formas de se relacionar – no trabalho e na vida pessoal -, de consumir e comunicar. Para gerenciar equipes em tempos de constante mudança, é preciso inovar.
Uma gestão mais humanizada, onde as pessoas devem ser vistas como o ativo mais importante da organização, fomenta resultados surpreendentes dentro e fora da sua empresa. Para uma gestão de sucesso, é preciso: empoderar times, energizar pessoas e desenvolver competências. Assim, diminui-se a rotatividade e aumenta a satisfação dos seus colaboradores.
O setor de franchising segue a mesma lógica: é preciso manter a sintonia entre colaboradores diretos e indiretos, sendo eles franqueados ou não. O alinhamento entre toda a rede de franquia é o que dita o sucesso de uma franqueadora – toda a rede lida com ofertas de produtos e serviços, onde a satisfação do cliente é primordial.
Confira neste artigo a importância da gestão de pessoas no sistema de franquias. É só continuar a leitura!
Gestão de pessoas: saiba a importância para a sua franquia
Gestão de pessoas é uma área que conta com práticas de recrutamento e seleção, treinamentos, feedbacks, comunicação, estratégia e foco no resultado. Para isso, é fundamental o desenvolvimento dos colaboradores – o capital humano da sua empresa.
O processo de seleção deve unir estratégia e treinamentos necessários para que o colaborador entenda sobre o negócio e suas demandas diárias. Em uma franquia, esse processo pode ou não contar com o suporte da franqueadora, a qual poderá ofertar treinamentos exclusivos para os colaboradores da rede franqueada.
Além de treinamentos, a estratégia também é muito importante. Essa estratégia deve compreender toda a cultura organizacional da empresa, considerando tanto o ambiente externo quanto interno. A inserção de novas tecnologias e métodos ágeis pode ser um diferencial. O grande desafio é entender, ensinar e coordenar pessoas, compreendendo o cenário que elas estão inseridas, buscando os melhores resultados para o seu negócio.
Coloque em prática a gestão de pessoas na sua franquia
Energizar pessoas é o método de sucesso mais recomendado por especialistas. O escritor holandês Jorgen Appelo diz que “a gestão é importante demais para ser deixada apenas para gerentes”. Appelo quis dizer que as pessoas são o capital mais importante de qualquer organização e mantê-las motivadas é fundamental para alcançar bons resultados.
Para isso, estabeleça metas, fluxos de trabalho e avaliações de desempenho. Neste contexto, a comunicação entre líderes e colaboradores é fundamental. Oriente seu colaborador e deixe sempre a “porta aberta” para feedbacks. Envolva seu time em decisões importantes para o negócio. Assim, o colaborador se sentirá valorizado e vestirá a camisa do seu negócio. Um fator importante de sucesso encorajar o comportamento criativo do time no dia a dia de trabalho.
Ideias e ações de sucesso também podem surgir através dos colaboradores – que além de participarem ativamente do negócio são pessoas que possuem contato direto com o cliente final. Uma cultura organizacional de sucesso pode ser vista como uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Com colaboradores engajados, garante-se uma satisfação maior do cliente final.
Para mais conteúdos sobre franquias, acompanhe nosso blog. Acompanhe o JAH redes sociais e para ficar por dentro de nossas novidades, assine nossa Newsletter.