O sucesso de uma unidade franqueada depende diretamente do controle de qualidade em todas as áreas da empresa, inclusive a gestão do estoque. O controle de estoque garante aos PDVs o abastecimento contínuo de produtos, assim como a experiência de consumo ideal aos seus clientes.
Para adaptar sua unidade franqueada aos hábitos de consumo das pessoas é preciso entender o comportamento de compra e o giro de estoque. Uma boa gestão consiste em equilibrar compras, armazenagem dos produtos e controle de qualidade. Além disso, é preciso compreender os prazos de entrega junto a franqueadora (quando o produto for de fabricação própria) para que não falte produtos que constam no cardápio.
Entenda, neste post, como o gerenciamento de estoque pode ser crucial para o sucesso da sua franquia. É só continuar a leitura!
Gestão de estoque: qual é a sua importância
Manter o controle de estoque em dia é primordial para mensurar o movimento de entrada e saída de produtos. A gestão é fundamental para compreender a demanda do mercado sobre o seu produto, eventuais perdas e desvios e também sobre o lucro líquido do negócio ao final do último dia útil.
O gerenciamento é importante para evitar perdas de produtos e controlar a qualidade para consumo das mercadorias. Com a pandemia de Covid-19 foi possível perceber a importância do controle de estoque, a fim de garantir insumos sem possibilidade de perdas e falta do produto no cardápio. Garantir a entrega segura dos produtos é outro ponto fundamental, pois os produtos podem levar prazos maiores para serem entregues, a depender da disponibilidade do fornecedor.
A gestão de estoque oferece uma maior agilidade e organização em processos internos da empresa. Além de evitar desperdícios, ela também garante menor desperdício de produtos e, consequentemente, a melhora na gestão financeira da mesma.
Uma boa gestão requer a manutenção do giro de estoque (média de entrada e saída de produtos). Para isso, é preciso acompanhar de perto os processos de compra, organização, exposição dos produtos, promoções, atendimento e entrega. Além disso, o inventário geral do estoque é primordial. Ele permite saber a quantidade de itens disponíveis, conhecer o comportamento dos clientes pelos itens mais vendidos e planejamento de compra.
Gestão de estoque: qual é a importância para franquias?
Para o sistema franchising, a gestão de estoque segue sendo fundamental – assim como nos demais setores do mercado. O gerenciamento é de responsabilidade do franqueado que deve monitorar as demandas, organizar processos e contatar fornecedores quando necessário. Alguns franqueadoras apoiam o franqueado neste processo, como o JAH.
A rede de franquias mineira, que nasceu em 2009, conta com uma equipe especializada que monitora todo o processo, além de assessoria para fomentar uma melhor saída dos produtos disponíveis.
Prezar pela saúde do estoque é fundamental para manter os padrões de qualidade da rede franqueada no mercado. Isso evitará, por exemplo, problemas constantes com a reposição de produtos que podem gerar críticas negativas por parte dos clientes da rede.
Para facilitar o processo, contar com o suporte da franqueadora é muito importante para o sucesso do negócio. Por isso, o JAH conta com uma consultoria especializada em gestão que tem como foco manter a qualidade da operação do negócio e fortalecer o posicionamento da marca no mercado.
Conheça o JAH
O JAH é uma franquia brasileira de açaí, sorvetes e picolés. Com mais de 10 anos de sucesso, a rede conta com uma equipe especializada no sucesso do franqueado.
Além disso, a franqueadora possui uma assessoria completa, que vai desde a implantação – que perpassa pela escolha do ponto – até planos estratégicos para fomentar o sucesso do franqueado. Clique aqui e saiba mais.
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