Gestão de estoque: tudo que você precisa saber – JAH do Açaí
Gestão de estoque: tudo que você precisa saber

Gestão de estoque: tudo que você precisa saber

O sucesso de uma unidade franqueada depende diretamente do controle de qualidade em todas as áreas da empresa, inclusive a gestão do estoque. O controle de estoque garante aos PDVs o abastecimento contínuo de produtos, assim como a experiência de consumo ideal aos seus clientes. 

Para adaptar sua unidade franqueada aos hábitos de consumo das pessoas é preciso entender o comportamento de compra e o giro de estoque. Uma boa gestão consiste em equilibrar compras, armazenagem dos produtos e controle de qualidade. Além disso, é preciso compreender os prazos de entrega junto a franqueadora (quando o produto for de fabricação própria) para que não falte produtos que constam no cardápio. 

Entenda, neste post, como o gerenciamento de estoque pode ser crucial para o sucesso da sua franquia. É só continuar a leitura! 

Gestão de estoque: qual é a sua importância

Manter o controle de estoque em dia é primordial para mensurar o movimento de entrada e saída de produtos. A gestão é fundamental para compreender a demanda do mercado sobre o seu produto, eventuais perdas e desvios e também sobre o lucro líquido do negócio ao final do último dia útil. 

O gerenciamento é importante para evitar perdas de produtos e controlar a qualidade para consumo das mercadorias. Com a pandemia de Covid-19 foi possível perceber a importância do controle de estoque, a fim de garantir insumos sem possibilidade de perdas e falta do produto no cardápio. Garantir a entrega segura dos produtos é outro ponto fundamental, pois os produtos podem levar prazos maiores para serem entregues, a depender da disponibilidade do fornecedor.   

A gestão de estoque oferece uma maior agilidade e organização em processos internos da empresa. Além de evitar desperdícios, ela também garante menor desperdício de produtos e, consequentemente, a melhora na gestão financeira da mesma.  

Uma boa gestão requer a manutenção do giro de estoque (média de entrada e saída de produtos). Para isso, é preciso acompanhar de perto os processos de compra, organização, exposição dos produtos, promoções, atendimento e entrega. Além disso, o inventário geral do estoque é primordial. Ele permite saber a quantidade de itens disponíveis, conhecer o comportamento dos clientes pelos itens mais vendidos e planejamento de compra.  

Gestão de estoque: qual é a importância para franquias? 

Para o sistema franchising, a gestão de estoque segue sendo fundamental – assim como nos demais setores do mercado. O gerenciamento é de responsabilidade do franqueado que deve monitorar as demandas, organizar processos e contatar fornecedores quando necessário. Alguns franqueadoras apoiam o franqueado neste processo, como o JAH.

A rede de franquias mineira, que nasceu em 2009, conta com uma equipe especializada que monitora todo o processo, além de assessoria para fomentar uma melhor saída dos produtos disponíveis.

Prezar pela saúde do estoque é fundamental para manter os padrões de qualidade da rede franqueada no mercado. Isso evitará, por exemplo, problemas constantes com a reposição de produtos que podem gerar críticas negativas por parte dos clientes da rede. 

Para facilitar o processo, contar com o suporte da franqueadora é muito importante para o sucesso do negócio. Por isso, o JAH conta com uma consultoria especializada em gestão que tem como foco manter a qualidade da operação do negócio e fortalecer o posicionamento da marca no mercado. 

Conheça o JAH  

O JAH é uma franquia brasileira de açaí, sorvetes e picolés. Com mais de 10 anos de sucesso, a rede conta com uma equipe especializada no sucesso do franqueado. 

Além disso, a franqueadora possui uma assessoria completa, que vai desde a implantação – que perpassa pela escolha do ponto – até planos estratégicos para fomentar o sucesso do franqueado. Clique aqui e saiba mais. 

Acompanhe nosso blog e redes sociais para novidades e informações sobre o mercado de franquias. Para receber conteúdos exclusivos, assine nossa Newsletter. 

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí