Franchising é empreender: entenda quais são as responsabilidades do modelo de negócio

Franchising é empreender: entenda quais são as responsabilidades do modelo de negócio

Segundo o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019, o número de franquias no Brasil superou a marca de 160 mil unidades. O setor registrou um faturamento de R$ 186 bilhões, com o índice de expansão em 4,7%, em relação a 2018.  Além do crescimento contínuo, o modelo de negócio gera emprego e renda fomentando diretamente a economia nacional. 

O sucesso do segmento se explica por seu plano de negócio e um know how (como fazer), responsáveis por manter uma marca consolidada no mercado e uma rede de fornecedores de confiança. Ademais, o estudo também aponta uma alta no número médio de unidades, passando de 53,4 para 55,4 unidades por rede. 

O mercado de franchising no país se tornou um dos maiores em nível mundial, com marcas cada vez mais consolidadas e franqueados mais maduros. Alimentação, Casa e Construção, Comunicação, Informática e Eletrônicos e Entretenimento e Lazer são os segmentos com a melhor performance. 

Afinal, o que é um franqueado e um franqueador? 

Além de deter os direitos sobre uma marca atuante e registrada no mercado, o franqueador é um especialista do modelo de negócio. Por meio da sua empresa, ele é responsável por efetuar a expansão do seu negócio através do sistema de franchising. Para se tornar uma rede de franquias, é necessário que o negócio tenha sido desenvolvido e testado. Assim, estratégias de sucesso são sistematizadas e, posteriormente, transferidas aos franqueados. 

Por meio de um contrato de franquia, a rede de franchising permite que cada parceiro utilize tanto o conceito desenvolvido quanto estratégias personalizadas para o negócio. 

Para a parceria se fundir, o franqueado precisa seguir algumas regras e princípios da rede franqueadora. Além disso, adequar-se ao mesmo padrão requisitado e operar com a mesma marca são processos fundamentais. Outra ponto importante, um relacionamento saudável entre ambas as partes é imprescindível. Uma composição amistosa do negócio envolve uma pluralidade de sujeitos, desde o franqueador até o cliente final, por isso, é fundamental uma comunicação assertiva e transparente durante todo o processo.  

Franchising: entenda o papel do modelo de negócio 

Além de definir e desenvolver o conceito do negócio, o franqueador deve testar na prática, em uma ou mais “unidades-piloto”, que são instaladas, operadas e geridas pela própria rede de franquias. Outra coisa, a franqueadora deve estabelecer normas, processos, políticas e padrões para todos os processos que envolvem o franqueado, como a implantação, operação e gestão das unidades.    

É de responsabilidade da franchising recrutar e selecionar os franqueados, seguindo critérios pré-estabelecidos. O modelo de negócio também capacita a equipe e fornece uma equipe interna qualificada, com o objetivo de assessorar e orientar os franqueados no que tange a sua jornada de sucesso junta a franqueadora. Outros papéis fundamentais da franchising são: 

  • Orientar os franqueados na implementação e desenvolvimento de planos e ações, com foco em melhores resultados; 
  • Supervisionar e monitorar as unidades filiadas; 
  • Analisar e difundir conhecimentos que possam agregar nos resultados do negócio;
  • Elaborar e cumprir o contrato entre as partes; 
  • Manutenção da imagem da marca nos ativos digitais. 

É fundamental que tanto o franqueado quanto o franqueador estejam alinhados. Esse processo é fundamental para inovar e fortalecer cada vez mais a marca no mercado. Outro fator fundamental é o marketing. É através dele que a manutenção da marca acontece, além de trazer mais relevância para o negócio frente a concorrência. 

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