Entenda como investir no segmento de Franchising – JAH do Açaí
Entenda como investir no segmento de Franchising

Entenda como investir no segmento de Franchising

De acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), o setor de Franchising no último trimestre de 2019 registrou um crescimento de 9,2%, em relação ao mesmo período de 2018. Atualmente, o segmento soma mais de 160.958 unidades ativas em todo país, sendo o setor de alimentação com a melhor performance. 

Além do faturamento e geração de empregos, o mercado de franquias conta com treinamentos contínuo da equipe, marcas consolidadas no mercado e ganhos em escala. No Brasil, franquias de açaí ganham cada vez mais espaço – consolidando-se como um mercado próspero para os próximos anos. 

O investimento no segmento de Franchising requer planejamento e muita pesquisa prévia antes de fechar um negócio. Para isso, precisa-se de organização tanto para encontrar parceiros confiáveis no mercado quanto para fechar um negócio com grande potencial de sucesso.  

Franquias: entenda como mercado de alimentação se comporta no Brasil  

O comportamento e hábitos da população vêm mudando ao longo dos anos. Segundo uma pesquisa realizada pela Euromonitor, agência americana de pesquisa, em 2017, a alimentação saudável se tornou uma preocupação constante de grande parte da população. O levantamento aponta o Brasil como o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo, arrecadando cerca de US$ 93 bi em 2018. 

Com a expansão do segmento de alimentação saudável no país, espera-se um crescimento de 4,41% até 2021. As franquias de açaí compõem esse mercado que, entre 2010 e 2019, cresceu cerca de 80%. A fruta, chamada também de “ouro roxo”, já chegou nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania – os EUA consomem aproximadamente 40% da exportação do produto. 

Investimento em um mercado próspero e consolidado 

Em 2019, as redes de franquias do segmento de açaí movimentaram mais de R$ 12 bilhões. O mercado registrou um aumento de 5,3%, em relação ao mesmo período do ano anterior.   

O investimento atrai muitos empreendedores iniciantes, principalmente pelo valor do investimento. O negócio conta com formatos de lojas distintos e valores diversificados para o investimento. Dessa forma, o potencial franqueado poderá escolher o modelo de negócio que mais conversa com suas expectativas e necessidades. 

Como investir em uma franquia de açaí? 

Investir no mercado de Franchising é considerado uma aposta segura – o negócio advém de um modelo de sucesso já testado no mercado. Entretanto, o empreendimento requer alguns cuidados. É preciso entender o modelo de negócio desejado, além de procurar empresas já consolidadas no mercado. 

Para isso, o estudo de mercado é fundamental. Entender os processos da rede de franquias, a qualidade de seus produtos e a estrutura da empresa. Por exemplo, como o setor comercial, logística e rotas de entrega  são operados na franqueadora. Nas fases iniciais, é fundamental o apoio da rede de franquias para a consolidação do negócio. 

Outra coisa, se possível visite a fábrica para conhecer os processos de produção do produto. Isso é fundamental para você se certificar da qualidade vendida dos produtos. Além disso, converse com os franqueados, analise sua concorrência e escolha bem seu ponto comercial. 

Assine a nossa Newsletter para acompanhar as novidades sobre o mercado de franquias no Brasil. Siga o JAH nas redes sociais. 

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí