Energia para jogar: o que consomem os gamers?

Nos últimos anos, o consumo de bebidas energéticas artificiais se popularizou no Brasil, especialmente no meio gamer....
Foto de Escrito por

Escrito por

Equipe JAH

Os Esportes Eletrônicos, ou eSports, vêm ganhando cada vez mais importância no Brasil e no mundo, mas se engana quem acha que essa é uma novidade dos últimos anos. O primeiro torneio de eSports aconteceu em 1972 nos Estados Unidos e, ao longo das décadas, essa indústria transformou-se em um negócio verdadeiramente multi bilionário.

Segundo a 9º edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), que estuda o perfil e os hábitos de consumo do gamer brasileiro, 3 em cada 4 brasileiros jogam jogos eletrônicos em pelo menos uma plataforma (console, computador ou mobile). E digamos que, nesse mercado, não são apenas jogos que são consumidos.

Energéticos ultraprocessados e o público gamer.

Nos últimos anos, o consumo de bebidas energéticas artificiais se popularizou no Brasil, especialmente no meio gamer.

É comum que as pessoas recorram aos energéticos quando estão cansadas e sem energia, porque essas bebidas são ricas em açúcar e outras substâncias que dão mais disposição. Outro ingrediente encontrado é a taurina, um aminoácido que minimiza o cansaço físico e a fadiga muscular. Já a cafeína, um estimulante que age no sistema nervoso central, ativa o “estado de alerta” e também diminui o sono.

É seguro dizer que, na grande maioria das vezes, a “sensação de energia” causada por essas bebidas ultraprocessadas é falsa. Além de oferecerem vários riscos à saúde, os energéticos podem agravar casos de hipertensão arterial e ansiedade, principalmente em casos de sedentarismo e maus hábitos alimentares.

Mas será que consumir energéticos regularmente faz mal à saúde? Confira seis problemas comuns: 

  • Faz mal para o coração.

Bebidas energéticas podem prejudicar a saúde cardíaca por terem cafeína. O consumo regular eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca. O risco de infarto aumenta quando consumidas com álcool.

  • Potencializa a ansiedade.

Os energéticos aumentam alguns sintomas frequentes em quem tem ansiedade, como  tremores, taquicardia e insônia. Nesses casos, a recomendação é limitar o consumo.

  • Calorias e mais calorias.

O teor de açúcar dos energéticos é igual ao dos refrigerantes. Uma dose de 200ml tem cerca de 70kcal e 22g de açúcar (ou quatro colheres de chá). Por isso, o consumo  contribui com o ganho de peso.

  • Contribui com a perda óssea.

Como as bebidas energéticas diminuem a absorção de cálcio pelo organismo, é bastante comum que causem uma perda de massa óssea a longo prazo. Por conta disso, a pessoa fica mais suscetível a câimbras musculares e fraturas.

  • Potencializa os efeitos do álcool.

Uma combinação bastante perigosa é consumir energéticos com bebidas alcoólicas. Essa combinação diminui a sonolência, mas acelera a desidratação do corpo, o que potencializa os efeitos do álcool, agravando riscos de arritmia cardíaca e hipertensão arterial.

  • Prejudica a digestão.

Pode aumentar a acidez do estômago e irritar o esôfago. Por isso, em excesso, as bebidas energéticas pioram sintomas de gastrite e úlcera.

Por isso, pensando justamente no público gamer, o JAH desenvolveu uma alternativa exclusiva, natural e deliciosamente saudável.

Fique por dentro dos Bastidores JAH: clique aqui conheça a cadeia de produção e nossas práticas sustentáveis.

O JAH na Brasil Game Show

De 6 a 12 de outubro rolou o Brasil Game Show: uma feira anual que acontece em São Paulo, voltada para o mercado de games eSports. O evento, que retorna após uma pausa de três anos, por decorrência da COVID-19, atualmente é considerado a maior conferência do gênero em toda a América Latina com cerca de 400 estandes, mais de 3.000 influencers, campeonatos de eSports, áreas temáticas e um DNA essencialmente gamer. 

São centenas de atrações como máquinas de arcada, plataformas mobile, PCs, óculos de realidade virtual, board games e muito mais. E claro, para levar energia a esse público, o JAH também marcou presença neste evento.

Em parceria com a Evoverse, o JAH desenvolveu um açaí exclusivo, rico em vitaminas do complexo B (B2, B3, B4, B6 E B12) e pó de guaraná: uma opção 100% natural, prática e saudável para deixar os gamers focados e cheios de energia.

Segundo Gabriel Corte, especialista da área de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos do JAH, “as vitaminas vão atuar em diversas situações no organismo, mas nesse produto o que buscamos é a influência que ela tem no metabolismo energético”.

Clique aqui e, além do sabor, confira os segredos do açaí JAH à saúde!

Quer ficar por dentro de mais novidades do JAH? Assine nossa Newsletter, siga nossas redes sociais e acompanhe todas as atualizações da melhor marca de açaí e sorvetes do Brasil! 

artigos que você também pode gostar

NATURAL DO INÍCIO
AO FIM

SEJA O PRIMEIRO
A RECEBER CUPONS E VANTAGENS EXCLUSIVAS


A felicidade que alimenta toda nossa comunidade