Você sabia que o Brasil é um dos maiores produtores de açaí do mundo?
Você sabia que o Brasil é um dos maiores produtores de açaí do mundo?

Você sabia que o Brasil é um dos maiores produtores de açaí do mundo?

O fruto movimenta US$ 1,5 bilhões na economia nacional. Hoje, o açaí já se populariza em outros países do mundo, principalmente os Estados Unidos

Além de saboroso, o açaí possui inúmeros benefícios para a saúde e conquista adeptos tanto no Brasil quanto no mundo. Segundo especialistas, o fruto é rico em vitaminas do complexo B, C, sais minerais (ferro, cálcio e potássio) e antocianinas (substâncias responsáveis pela circulação sanguínea). 

O açaí também é conhecido por ajudar no combate ao envelhecimento e por fomentar um melhor funcionamento dos intestinos, da circulação sanguínea. O fruto também possui substâncias que ajudam no controle do colesterol, na proteção ao coração, além de fornecer energia ao corpo humano. 

O fruto do açaizeiro possui inúmeros efeitos benéficos para o ser humano e, não à  toa, vem ganhando destaque também na economia do país. O “ouro roxo”, típico de uma palmeira amazônica, já é conhecido e desejado na América do Sul, Central e do Norte, além de conquistar toda a Europa. 

“Ouro roxo”: de onde vem o fruto mais cobiçado do mundo?

O açaí é um pequeno fruto arredondado, de coloração escura, encontrado em cachos produzidos por uma árvore chamada açaizeiro e com nome científico Euterpe oleracea. O açaizeiro pode chegar até 30 metros de altura, tem preferência por áreas úmidas. Por isso, é muito comum encontrar diversos açaizeiros nas margens dos rios da Amazônia, Venezuela, Colômbia, Equador e Guianas.

Brasil: o maior produtor de açaí do mundo  

O açaí é um dos mais importantes produtos do extrativismo nacional e um dos principais responsáveis por dar visibilidade à biodiversidade da Floresta Amazônica. A região Norte do país concentra a maior parte da produção de açaí, com Pará e Amazonas respondendo por 87,5% do total. 

O Pará é considerado o maior produtor mundial de açaí, seguido do Amazonas. Nos últimos 10 anos, o estado dobrou sua produção, tornando-se também o maior exportador brasileiro do fruto. O estado do Maranhão, por exemplo, aumentou a extração de açaí nos últimos cinco anos, e está em terceiro lugar no ranking nacional, consolidando-se como um dos maiores produtores do fruto no Brasil.

Estados Unidos: país é o principal destino de importação e consumo do mundo 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 2,3 mil toneladas do fruto foram exportadas. No ranking geral dos países, os Estados Unidos configura na primeira posição do consumo total do fruto, com 40% do total, seguido do Japão e Austrália. O dado demonstra o potencial do fruto tanto mercado nacional quanto internacional.

Para atender a demanda crescente, o Pará criou um programa de desenvolvimento da cadeia produtiva, chamado Pró-Açaí. A iniciativa estadual tem como objetivo enriquecer os açaizais dos agricultores de base familiar, situados nas regiões de integração do Marajó e do Baixo Tocantins. O programa espera, até o final de 2020, atingir aproximadamente 90% de todos os produtores rurais, com o fomento à utilização de sementes, mudas e essências florestais de elevado potencial de crescimento. 


Acompanhe nossas novidades em nosso blog e redes sociais. Assine nossa Newsletter do JAH para receber conteúdos exclusivos, pensados especialmente para você.

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí