Benefícios do açaí para a saúde - JAH do Açaí
Benefícios do açaí para a saúde

Benefícios do açaí para a saúde

O consumo de açaí se popularizou nos últimos anos no Brasil, seja na forma de creme, suco ou vitamina de frutas com açaí. O alimento ganhou o paladar de muitos brasileiros por seu sabor distintivo e único, além de ser uma ótima opção para quem busca uma alimentação nutritiva e saudável.

Além de saboroso, o açaí é rico em nutrientes que possuem diversos benefícios para a saúde. Neste post, você irá conferir quais são as principais recomendações de consumo do açaí e como inseri-lo na sua alimentação. 

Ótimo energético e rico em fibras

Além do seu potencial saboroso, o fruto do açaí é também associado ao universo fitness devido ao seu potencial energético. Rico em carboidratos, o fruto é indicado para o consumo após as atividades físicas por repor a energia gasta. 

Outra associação frequente é seu alto valor calórico. O que é um mito no que tange ao fruto, isso porque o açaí por si só possui em média 60 calorias a cada 100 gramas consumida. O índice calórico pode aumentar para 110 gramas quando contém xarope de guaraná, mistura utilizada no seu consumo mais comum. O alto valor calórico, portanto, se dá através do consumo do creme com demais complementos. 

Como toda fruta, o açaí é fonte de fibras. Isso significa que o fruto pode ser um ótimo aliado nas dietas, quando consumido de forma correta. O açaí também ajuda na diminuição dos níveis de colesterol e no controle da glicemia. 

Previne doenças e envelhecimento precoce

Um dos principais benefícios do açaí é a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico. Aliado a uma alimentação saudável, o fruto ajuda a prevenir doenças e a sua ação antioxidante protege as células contra vírus e bactérias.

Rico em vitaminas C e E, o açaí também é um ótimo antioxidante. Essa substância é responsável por combater e até inibir a oxidação celular retardando o envelhecimento precoce através do combate aos radicais livres. 

Faz bem para o coração 

Por sua grande concentração de polifenóis, substâncias que aumentam o fluxo sanguíneo do coração, o açaí pode ajudar esse músculo a ficar ainda mais forte e saudável. Além disso, a presença de antocianina, que garante a coloração roxa do fruto, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. 

Combate anemia e osteoporose

Além dos benefícios para o coração, o açaí contém ferro, mineral que ajuda a prevenir e combater anemia. Para ajudar na absorção é uma boa ideia consumir junto com frutas cítricas como laranja, kiwi e/ou acerola. Além do ferro, o alimento também é rico em cálcio, responsável por preservar a saúde dos ossos prevenindo a osteoporose, enfermidade que torna o tecido ósseo frágil e quebradiço. 

Agora que você já sabe quais os benefícios do açaí que tal aprender mais? Acompanhe o blog e as rede sociais do JAH para mais conteúdos e curiosidades.

COmpartilhe esse post