Açaí: o roxinho que é ótima opção de investimento no mercado de Franchising

Açaí: o roxinho que é ótima opção de investimento no mercado de Franchising

Da Amazônia para o mundo: antes consumido localmente no estado do Pará, o açaí se tornou uma febre global. Nos últimos dois anos, a fruta chegou a movimentar cerca de US$ 17 milhões no mercado exterior, de acordo com os dados do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado (FIEPA). No Brasil, a fruta ganhou status de pop star na década de 90 e, hoje, já é conhecida no mercado americano e europeu.  

Uma curiosidade sobre o açaí, que poucas pessoas sabem, é sua variedade cuja sua diferenciação é feita pela coloração que os frutos possuem quando maduros. Existem duas variedades: o açaí roxo e o açaí branco. O fruto roxo quando maduro apresenta uma polpa escura, que se obtém um suco de cor arroxeada. Já o açaí branco tem uma coloração verde-escuro brilhante, que quando extraído o creme fica com uma cor clara. 

Açaí: conheça as potencialidade da fruta originária da região Amazônica 

Entre as vantagens de se consumir o produto estão o aumento de energia: a fruta é rica em carboidrato e nutrientes e é um dos alimentos preferidos dos atletas antes das atividades físicas, pois alimenta sem pesar no estômago. Outro diferencial é o foco. O seu índice de cafeína estimula na hora do cansaço, aumentando a sensação de energia e alerta. 

O açaí previne doenças, já que suas substâncias antioxidantes protegem as células sadias da ação oxidante dos radicais livres, responsável pelo envelhecimento celular e até a causa do câncer. Pesquisas apontam também que a fruta inibe o aparecimento de infecções e doenças degenerativas, como o Alzheimer, por exemplo. 

O valor calórico da fruta é associado a obesidade, porém o que muitos não sabem é que o açaí conta com antocianinas, que regula as células de gordura. Outro item que comprova o mito da relação entre açaí e obesidade, é que as fibras que ele possui, aumenta a saciedade.

Como o açaí se comporta no mercado de franquia no Brasil?  

Com todo esse arsenal positivo da fruta, ela se tornou um potencial de lucratividade para investidores de pequenos, médios e grandes portes no segmento de alimentos. Segundo a Associação Brasileira de Franquia (ABF), em 2019, o mercado de Franchising teve um aumento de 6,8% em relação a 2018, e o setor de alimentação segue no topo com o maior número de franquias e de faturamento. A projeção para 2020 é um aumento de 8%.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete (ABIS), o brasileiro consome em média apenas 5,4 litros de sorvete por ano, sendo que o neozelandês consome 20,8 litros, ficando no pódio de quem mais toma o produto no mundo. Isso quer dizer que o mercado de ‘gelados’, no Brasil, tem muito a crescer e vem trabalhando internamente para que o consumidor comece a entender o sorvete como alimento, e não só um regalo nos dias mais quentes. Essa fama aliás que o açaí assumiu desde que surgiu, sendo apreciado por aqueles que buscam uma alimentação mais equilibrada.

Quer saber mais sobre o mercado de açaí? Acesse o nosso blog e para ficar por dentro de nossas novidades, assine nossa Newsletter e siga o JAH nas redes sociais.

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email