Omnichannel: o que é, e quais são as vantagens para a franchising
Omnichannel: o que é, e quais são as vantagens para a franchising

Omnichannel: o que é, e quais são as vantagens para a franchising

O mundo vem sofrendo mudanças em grande velocidade. No século XXI,  com o avanço da tecnologia, esse processo se tornou muito mais intenso. Em especial com o advento da internet e por consequência o “mundo digital”, as empresas que antes tinham diversos canais de comunicação, mas que não se comunicavam entre si, hoje têm a necessidade de integração. 

Dessa demanda surgiu  o omnichannel, uma tendência do mercado, que é uma estratégia que mantém sua marca em destaque, potencializando a taxa de aproveitamento das oportunidades de vendas e que integra todos os meios de comunicação com o consumidor. 

Quer saber mais sobre o que é o omnichannel? É só continuar a leitura! 

Omnichannel: entenda mais sobre a estratégia 

Omnichannel é uma estratégia que visa  abordar o cliente e mantê-lo, seja na própria loja física, no site, no aplicativo ou no delivery, sem que o mesmo perceba a mudança e a diferença entre elas, oferecendo a mesma experiência de compra independente de onde a compra vai ser finalizada. 

Com essa integração dos canais, as necessidades dos consumidores irão ser satisfeitas independente do momento e do local da compra. Essa estratégia também permite conhecer melhor o comportamento e as preferências do cliente.

Conheça os principais benefícios do omnichannel 

Uma das principais vantagens do omnichannel para o segmento de franquias é a fidelização e retenção de clientes – já que ele pode transitar entre canais e fazer a melhor jornada, de acordo com seu perfil, fomentando a experiência de compra  personalizada. Além de ser um diferencial no mercado competitivo, a estratégia tende a ser muito melhor do que nas concorrentes. Outra vantagem é que a franquia tem sua identidade visual devidamente padronizada, que é ser notada em todos os canais de comunicação com a mesma identidade.  

O aumento do ticket médio também é uma vantagem. Segundo o estudo da Harvard Business Review, o impacto da experiência omnichannel é muito positivo para as lojas. Um sinal disso é de que os clientes que usam diversos canais em sua compra gastaram 9% a mais na loja, em média, quando comparados aos que usaram apenas um canal. 

Uma outra grande vantagem nessa estratégia é a velocidade do feedback: os consumidores têm essa necessidade maior de serem ouvidos. Proporcionar um feedback mais ágil é uma forma efetiva de conquistar clientes, o que gera credibilidade no mercado.

Desafios e diferenciais da estratégia omnichannel

Clientes cada vez mais exigentes requerem estratégias, cada vez mais, segmentadas que conversem diretamente com suas expectativas. É preciso pensar na experiência do cliente e como fomentar o melhor relacionamento possível com a marca. 

Para isso, é preciso integrar canais com o foco na experiência da marca com o cliente, compreendendo suas principais dores e necessidade para assim traduzir em estratégias assertivas no dia-a-dia da operação. 

Além do investimento em treinamentos especializados, o franchising deve pensar em ferramentas que possam facilitar essa integração. Pesquisas de mercado são muito importantes para entender o cenário atual de mercado e as mudanças nas percepções e comportamentos de clientes. Estar atento e integrado é a chave para o reconhecimento e relevância de uma marca no mercado. 

Acompanhe nosso blog e redes sociais para novidades e informações sobre o mercado de franquias. Para receber conteúdos exclusivos, assine nossa Newsletter. 

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí