O mundo vem sofrendo mudanças em grande velocidade. No século XXI, com o avanço da tecnologia, esse processo se tornou muito mais intenso. Em especial com o advento da internet e por consequência o “mundo digital”, as empresas que antes tinham diversos canais de comunicação, mas que não se comunicavam entre si, hoje têm a necessidade de integração.
Dessa demanda surgiu o omnichannel, uma tendência do mercado, que é uma estratégia que mantém sua marca em destaque, potencializando a taxa de aproveitamento das oportunidades de vendas e que integra todos os meios de comunicação com o consumidor.
Quer saber mais sobre o que é o omnichannel? É só continuar a leitura!
Omnichannel: entenda mais sobre a estratégia
Omnichannel é uma estratégia que visa abordar o cliente e mantê-lo, seja na própria loja física, no site, no aplicativo ou no delivery, sem que o mesmo perceba a mudança e a diferença entre elas, oferecendo a mesma experiência de compra independente de onde a compra vai ser finalizada.
Com essa integração dos canais, as necessidades dos consumidores irão ser satisfeitas independente do momento e do local da compra. Essa estratégia também permite conhecer melhor o comportamento e as preferências do cliente.
Conheça os principais benefícios do omnichannel
Uma das principais vantagens do omnichannel para o segmento de franquias é a fidelização e retenção de clientes – já que ele pode transitar entre canais e fazer a melhor jornada, de acordo com seu perfil, fomentando a experiência de compra personalizada. Além de ser um diferencial no mercado competitivo, a estratégia tende a ser muito melhor do que nas concorrentes. Outra vantagem é que a franquia tem sua identidade visual devidamente padronizada, que é ser notada em todos os canais de comunicação com a mesma identidade.
O aumento do ticket médio também é uma vantagem. Segundo o estudo da Harvard Business Review, o impacto da experiência omnichannel é muito positivo para as lojas. Um sinal disso é de que os clientes que usam diversos canais em sua compra gastaram 9% a mais na loja, em média, quando comparados aos que usaram apenas um canal.
Uma outra grande vantagem nessa estratégia é a velocidade do feedback: os consumidores têm essa necessidade maior de serem ouvidos. Proporcionar um feedback mais ágil é uma forma efetiva de conquistar clientes, o que gera credibilidade no mercado.
Desafios e diferenciais da estratégia omnichannel
Clientes cada vez mais exigentes requerem estratégias, cada vez mais, segmentadas que conversem diretamente com suas expectativas. É preciso pensar na experiência do cliente e como fomentar o melhor relacionamento possível com a marca.
Para isso, é preciso integrar canais com o foco na experiência da marca com o cliente, compreendendo suas principais dores e necessidade para assim traduzir em estratégias assertivas no dia-a-dia da operação.
Além do investimento em treinamentos especializados, o franchising deve pensar em ferramentas que possam facilitar essa integração. Pesquisas de mercado são muito importantes para entender o cenário atual de mercado e as mudanças nas percepções e comportamentos de clientes. Estar atento e integrado é a chave para o reconhecimento e relevância de uma marca no mercado.
Acompanhe nosso blog e redes sociais para novidades e informações sobre o mercado de franquias. Para receber conteúdos exclusivos, assine nossa Newsletter.