O que é o Management 3.0 e por que aplicá-lo na sua franquia?

O que é o Management 3.0 e por que aplicá-lo na sua franquia?

Discussões sobre o futuro é uma pauta presente em reuniões de trabalho, análises e previsões de mercado. E não é diferente quando falamos sobre liderança. Com as mudanças comportamentais comuns à vida em sociedade, é preciso adaptar-se dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Métodos ágeis surgiram para facilitar a comunicação e gestão entre líderes e colaboradores no ambiente de trabalho. Uma gestão híbrida ganha, cada vez mais, espaço. O objetivo é engajar e energizar o time em busca de resultados de sucesso.

O Management 3.0 é uma metodologia inovadora que busca otimizar processos com base em resultados. Para isso, o gestor precisa compreender a realidade atual em que o bem estar das pessoas é fundamental quando falamos na geração de resultados. 

A metodologia pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio, inclusive nas franquias. Entenda, neste post, como aplicar os princípios do Management 3.0 na gestão da sua franquia. É só continuar a leitura! 

Management 3.0: o que é?

O Management 3.0 é uma metodologia que traz o conceito de uma gestão mais humanizada e colaborativa. Um dos objetivos do Management é que todos os colaboradores participem das tomadas de decisões e do sucesso do negócio. A metodologia foi criada por Jurgen Appelo, gerente e escritor holandês, que acredita que bons resultados somente são possíveis quando uma organização trata as pessoas como o ativo mais importante do negócio. 

Engajar e empoderar os colaboradores são alguns dos princípios do Management 3.0, que conta com métodos ágeis que focam em entregas rápidas e cocriação de soluções de sucesso para a empresa. Aqui, colaboradores felizes é a palavra-chave do negócio.  

Conheça os seis princípios do Management 3.0: 

  1. Empoderar pessoas:

Os times devem se auto-organizar e, para isso, é preciso que os líderes dêem autonomia e confiança para seus colaboradores. 

  1. Energizar pessoas: 

As pessoas são o ativo mais importante da sua empresa e energizá-las é fundamental para garantir bons resultados. Por isso, mantenha seu time sempre motivado, ativo e criativo. 

  1. Alinhar restrições

As restrições também são importantes. Elas ajudam a guiar o time e alinhar os interesses de todos para evitar futuros problemas. Crie regras e limitações, mas tenha sempre em mente que é importante que a sua equipe se autogerencie.   

  1. Desenvolver competências 

Além de uma equipe motivada e engajada, é importante que o seu time também seja capacitado. Por isso, invista em treinamentos, cursos e especializações para a sua equipe.

  1. Expandir as estruturas

Com o maior engajamento e empoderamento da equipe, estimula-se o crescimento saudável do negócio.

  1. Melhorar tudo 

Toda empresa deseja expandir e com o Management 3.0 não é diferente. Para isso, melhorias contínuas devem ser aplicadas na sua empresa para que oportunidades surjam, assim como o crescimento sustentável do negócio.

Por que aplicar os princípios do Management 3.0 na gestão da sua franquia?  

O Management 3.0 é utilizado por grandes organizações por todo o mundo. O Google, por exemplo, disponibiliza diariamente 20% do horário de trabalho para que o time desenvolva projetos que podem trazer melhorias para suas áreas. No Management, essa ação é usada para energizar times.

É possível também aplicar a gestão do Management 3.0 na gestão da sua franquia. Todo negócio possui uma estrutura básica e o ativo mais importante são as pessoas, sendo o negócio de pequeno, médio ou grande porte. 

Para aplicar a metodologia, é preciso alinhar a gestão e comunicação entre líderes e colaboradores com um objetivo em comum: escalar os resultados da empresa. É fundamental que o time pense em novas estratégias de negócio e que as ideias sejam compartilhadas a fim de chegar na melhor solução. 


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