O que é o Management 3.0 e por que aplicá-lo na sua franquia? – JAH do Açaí
O que é o Management 3.0 e por que aplicá-lo na sua franquia?

O que é o Management 3.0 e por que aplicá-lo na sua franquia?

Discussões sobre o futuro é uma pauta presente em reuniões de trabalho, análises e previsões de mercado. E não é diferente quando falamos sobre liderança. Com as mudanças comportamentais comuns à vida em sociedade, é preciso adaptar-se dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Métodos ágeis surgiram para facilitar a comunicação e gestão entre líderes e colaboradores no ambiente de trabalho. Uma gestão híbrida ganha, cada vez mais, espaço. O objetivo é engajar e energizar o time em busca de resultados de sucesso.

O Management 3.0 é uma metodologia inovadora que busca otimizar processos com base em resultados. Para isso, o gestor precisa compreender a realidade atual em que o bem estar das pessoas é fundamental quando falamos na geração de resultados. 

A metodologia pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio, inclusive nas franquias. Entenda, neste post, como aplicar os princípios do Management 3.0 na gestão da sua franquia. É só continuar a leitura! 

Management 3.0: o que é?

O Management 3.0 é uma metodologia que traz o conceito de uma gestão mais humanizada e colaborativa. Um dos objetivos do Management é que todos os colaboradores participem das tomadas de decisões e do sucesso do negócio. A metodologia foi criada por Jurgen Appelo, gerente e escritor holandês, que acredita que bons resultados somente são possíveis quando uma organização trata as pessoas como o ativo mais importante do negócio. 

Engajar e empoderar os colaboradores são alguns dos princípios do Management 3.0, que conta com métodos ágeis que focam em entregas rápidas e cocriação de soluções de sucesso para a empresa. Aqui, colaboradores felizes é a palavra-chave do negócio.  

Conheça os seis princípios do Management 3.0: 

  1. Empoderar pessoas:

Os times devem se auto-organizar e, para isso, é preciso que os líderes dêem autonomia e confiança para seus colaboradores. 

  1. Energizar pessoas: 

As pessoas são o ativo mais importante da sua empresa e energizá-las é fundamental para garantir bons resultados. Por isso, mantenha seu time sempre motivado, ativo e criativo. 

  1. Alinhar restrições

As restrições também são importantes. Elas ajudam a guiar o time e alinhar os interesses de todos para evitar futuros problemas. Crie regras e limitações, mas tenha sempre em mente que é importante que a sua equipe se autogerencie.   

  1. Desenvolver competências 

Além de uma equipe motivada e engajada, é importante que o seu time também seja capacitado. Por isso, invista em treinamentos, cursos e especializações para a sua equipe.

  1. Expandir as estruturas

Com o maior engajamento e empoderamento da equipe, estimula-se o crescimento saudável do negócio.

  1. Melhorar tudo 

Toda empresa deseja expandir e com o Management 3.0 não é diferente. Para isso, melhorias contínuas devem ser aplicadas na sua empresa para que oportunidades surjam, assim como o crescimento sustentável do negócio.

Por que aplicar os princípios do Management 3.0 na gestão da sua franquia?  

O Management 3.0 é utilizado por grandes organizações por todo o mundo. O Google, por exemplo, disponibiliza diariamente 20% do horário de trabalho para que o time desenvolva projetos que podem trazer melhorias para suas áreas. No Management, essa ação é usada para energizar times.

É possível também aplicar a gestão do Management 3.0 na gestão da sua franquia. Todo negócio possui uma estrutura básica e o ativo mais importante são as pessoas, sendo o negócio de pequeno, médio ou grande porte. 

Para aplicar a metodologia, é preciso alinhar a gestão e comunicação entre líderes e colaboradores com um objetivo em comum: escalar os resultados da empresa. É fundamental que o time pense em novas estratégias de negócio e que as ideias sejam compartilhadas a fim de chegar na melhor solução. 


Acompanhe nosso blog e redes sociais para novidades e informações sobre o mercado de franquias. Para receber conteúdos exclusivos, assine nossa Newsletter. 

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí