Mídia off: entenda a importância da estratégia para o setor de franquias – JAH do Açaí
Mídia off: entenda a importância da estratégia para o setor de franquias

Mídia off: entenda a importância da estratégia para o setor de franquias

O marketing tradicional – também conhecido como Mídia Offline ou Outbound Marketing – segue sendo primordial para a relevância de uma marca frente ao mercado. A mídia off comporta a TV, outdoors, jornais, revistas, rádio, folders, eventos, entre outros. O objetivo é impactar diferentes tipos de públicos e atrair novas pessoas.

O Outbound Marketing deve constar no planejamento estratégico da marca, assim como o Inbound Marketing – que garante a presença online do negócio. Uma estratégia de sucesso passa pela integração de ambas as mídias, online-offline

Confira, neste artigo, as vantagens competitivas da mídia tradicional frente à concorrência, sua importância estratégica para o negócio e como aplicá-la no segmento de franquias. É só continuar a leitura!

Mídia off: o que é e quais são seus benefícios? 

Você já ouviu falar em DOOH? A sigla, e português, significa Mídias Digitais Out of Home e se baseia no uso de monitores digitais para exibir conteúdos, anúncios, entre outras informações. Um exemplo popular de DOOH é a Avenida Times Square, em Nova York/EUA. A Times Square abriga monitores digitais com os mais variados tipos de anúncios, além de ser um ponto estratégico para a publicidade tradicional.

A mídia tradicional abrange cerca de 60% da população economicamente ativa no Brasil, segundo uma pesquisa publicada pelo jornal Estado de S.Paulo. As projeções para o mercado é gerar uma receita de US$ 5 bilhões até 2022. Isso indica a potência da mídia off, mesmo com a mídia online em evidência. Ambas, devem se complementar, isto é, o investimento na mídia tradicional não anula a importância da presença da marca também no universo online. Confira os benefícios do Outbound: 

  • Impacto: além de abranger diferentes tipos de públicos, a mídia off tem a vantagem de não ser ignorada pelo consumidor – já que no universo online tem-se a opção de bloquear ou “pular” anúncios. 
  • Alcance: a mídia tradicional é onipresente, isso significa que ela pode estar em vários locais ao mesmo tempo – aumentando o alcance daquela comunicação e fomentando um maior reconhecimento de marca. 

O investimento neste tipo de estratégia ainda segue potente, mesmo após o surgimento da Internet e seus formatos. O  Outbound Marketing potencializa o reconhecimento de marca e pode ser utilizado para gerar curiosidade, reconhecimento e potencializar o argumento de venda do produto ou serviço. Uma dica: se o seu segmento é no ramo alimentício, outdoor e comerciais de TV tem um forte apelo comunicativo. 

A mídia off e o mercado de franquias

No segmento de franchising, o franqueado assina um contrato que contém todas as informações sobre o direito de uso da marca, o que inclui também a publicidade – o investimento no fundo de Marketing, onde o franqueado disponibiliza de um valor, definido pela franqueadora, por mês que que abraça desde o planejamento estratégico da marca quanto ações direcionadas tanto no online quanto no offline.

A comunicação no segmento de franquias é fundamental e deve ser vista como prioridade pelo franqueado. Estratégias de Marketing direcionadas ao público-alvo e o investimento em campanhas on e off é primordial para o sucesso da marca no mercado. Investir em marketing é muito importante, principalmente no que tange a novas unidades, onde o reconhecimento da marca na região é imprescindível. 

Uma das funções da franqueadora é potencializar a comunicação externa da marca em diferentes plataformas e, assim, contribuir para o reconhecimento e fortalecimento da marca frente ao mercado competitivo. Além disso, o apoio da franqueadora em ações pontuais da sua unidade é primordial para o sucesso do seu negócio. 


Quer saber mais informações sobre o mercado de franquias? Acompanhe nosso blog e redes sociais. Para receber conteúdos exclusivos, assine nossa Newsletter.

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí