Mídia off: entenda a importância da estratégia para o setor de franquias

Mídia off: entenda a importância da estratégia para o setor de franquias

O marketing tradicional – também conhecido como Mídia Offline ou Outbound Marketing – segue sendo primordial para a relevância de uma marca frente ao mercado. A mídia off comporta a TV, outdoors, jornais, revistas, rádio, folders, eventos, entre outros. O objetivo é impactar diferentes tipos de públicos e atrair novas pessoas.

O Outbound Marketing deve constar no planejamento estratégico da marca, assim como o Inbound Marketing – que garante a presença online do negócio. Uma estratégia de sucesso passa pela integração de ambas as mídias, online-offline

Confira, neste artigo, as vantagens competitivas da mídia tradicional frente à concorrência, sua importância estratégica para o negócio e como aplicá-la no segmento de franquias. É só continuar a leitura!

Mídia off: o que é e quais são seus benefícios? 

Você já ouviu falar em DOOH? A sigla, e português, significa Mídias Digitais Out of Home e se baseia no uso de monitores digitais para exibir conteúdos, anúncios, entre outras informações. Um exemplo popular de DOOH é a Avenida Times Square, em Nova York/EUA. A Times Square abriga monitores digitais com os mais variados tipos de anúncios, além de ser um ponto estratégico para a publicidade tradicional.

A mídia tradicional abrange cerca de 60% da população economicamente ativa no Brasil, segundo uma pesquisa publicada pelo jornal Estado de S.Paulo. As projeções para o mercado é gerar uma receita de US$ 5 bilhões até 2022. Isso indica a potência da mídia off, mesmo com a mídia online em evidência. Ambas, devem se complementar, isto é, o investimento na mídia tradicional não anula a importância da presença da marca também no universo online. Confira os benefícios do Outbound: 

  • Impacto: além de abranger diferentes tipos de públicos, a mídia off tem a vantagem de não ser ignorada pelo consumidor – já que no universo online tem-se a opção de bloquear ou “pular” anúncios. 
  • Alcance: a mídia tradicional é onipresente, isso significa que ela pode estar em vários locais ao mesmo tempo – aumentando o alcance daquela comunicação e fomentando um maior reconhecimento de marca. 

O investimento neste tipo de estratégia ainda segue potente, mesmo após o surgimento da Internet e seus formatos. O  Outbound Marketing potencializa o reconhecimento de marca e pode ser utilizado para gerar curiosidade, reconhecimento e potencializar o argumento de venda do produto ou serviço. Uma dica: se o seu segmento é no ramo alimentício, outdoor e comerciais de TV tem um forte apelo comunicativo. 

A mídia off e o mercado de franquias

No segmento de franchising, o franqueado assina um contrato que contém todas as informações sobre o direito de uso da marca, o que inclui também a publicidade – o investimento no fundo de Marketing, onde o franqueado disponibiliza de um valor, definido pela franqueadora, por mês que que abraça desde o planejamento estratégico da marca quanto ações direcionadas tanto no online quanto no offline.

A comunicação no segmento de franquias é fundamental e deve ser vista como prioridade pelo franqueado. Estratégias de Marketing direcionadas ao público-alvo e o investimento em campanhas on e off é primordial para o sucesso da marca no mercado. Investir em marketing é muito importante, principalmente no que tange a novas unidades, onde o reconhecimento da marca na região é imprescindível. 

Uma das funções da franqueadora é potencializar a comunicação externa da marca em diferentes plataformas e, assim, contribuir para o reconhecimento e fortalecimento da marca frente ao mercado competitivo. Além disso, o apoio da franqueadora em ações pontuais da sua unidade é primordial para o sucesso do seu negócio. 


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