Fidelização de clientes: 5 dicas práticas para você adotar na sua franquia de açaí e sorvetes – JAH do Açaí
Fidelização de clientes: 5 dicas práticas para você adotar na sua franquia de açaí e sorvetes

Fidelização de clientes: 5 dicas práticas para você adotar na sua franquia de açaí e sorvetes

Ter clientes fiéis é o sonho de qualquer empresa, afinal, o cliente fiel tem sua empresa como a primeira opção sempre que ele precisa de um serviço ou de um produto do segmento que você atende. 

Além disso, o cliente fidelizado divulga sua marca organicamente entre seus amigos e familiares e até para seus seguidores, caso ele seja um influenciador digital, por exemplo. 

Essa fidelização só é possível quando o empreendedor conhece a fundo o cliente. Afinal, é dessa forma que ele saberá quais são as dores e as necessidades do seu público, podendo, desta forma, agir de acordo para que todos os problemas e expectativas sejam resolvidas. 

Para entender por que essa fidelização é tão importante e descobrir dicas práticas de como fazer isso, é só continuar a leitura. 

Por que é tão importante fidelizar seus clientes? 

Como dito anteriormente, um cliente fidelizado divulga sua marca organicamente e acaba se tornando até um porta voz dos produtos e das inúmeras vantagens decorrentes do consumo com aquele negócio. 

É importante relembrar que esse cliente não irá mentir sobre sua empresa a fim de acobertar erros e problemas com o produtos; pelo contrário, ele conta sua experiência pessoal, seja ela positiva ou negativa. Se for positiva, o benefício para a empresa pode ser, inclusive, lucrativo. Se for negativa, pode gerar desconfiança e até mesmo impacto nas vendas dependendo de quem emitiu a opinião.

Para além disso, estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, já que os clientes antigos chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa. Essas vendas são mais rápidas e eficazes, pois esses clientes já conhecem e sabem o que esperar do produto ou do serviço que você oferece.

No setor alimentício, essa fidelização é muito importante. Quando o consumidor gosta do produto que está consumindo, as chances de ele repetir o pedido ou até mesmo postar uma foto nas redes sociais marcando a página de forma orgânica é muito alta. 

Isso acontece muito com o JAH; os clientes vão até as lojas ou pedem por delivery e divulgam fotos dos potes de açaí e de sorvetes marcando o nosso perfil do Instagram e essas imagens costuma vir acompanhadas de mensagens positivas referentes ao sabor do produto ou ao atendimento nas lojas. Esse é um exemplo de propaganda orgânica e verdadeira, muito positiva para a empresa. 

Contudo, não basta apenas ter um produto de qualidade e realizar a venda; é preciso criar uma estratégia para fidelizar esse cliente para que a relação cliente – empresa se consolide. 

Dicas para fidelização de clientes

Confira abaixo algumas dicas para fidelizar seu cliente e torná-lo um consumidor recorrente do seu produto ou da sua marca. 

Conheça seu cliente ideal 

Conheça verdadeiramente seu cliente: saiba quais são suas dores e o que exatamente ele busca quando escolhe consumir seu produto. 

Personalize seu atendimento e construa experiências que só são possíveis quando ele opta pela sua marca. Treine bem sua equipe, alinhe expectativa com realidade e se esforce para sempre ofertar o melhor para seu cliente.

Construa uma marca forte e coerente

A exemplo das marcas de luxo, por exemplo, que constroem a fidelização de seus clientes principalmente através da estética e de uma presença de marca muito forte, faça a sua empresa ser presente. 

Pode ser através de um logotipo forte, uma arquitetura específica para a loja ou para as embalagens ou uma identidade visual marcante, facilmente reconhecível. O importante é ser reconhecido por seus clientes em qualquer lugar. 

Ofereça um serviço personalizado

Os consumidores buscam produtos que se adequem às suas necessidades. Para que isso seja possível, ofereça atendimento e produtos especiais e únicos e faça seu cliente se sentir confortável para decidir o que é melhor para ele naquele momento. 

Resolva os problemas dos clientes

Uma prática muito frequente quando o cliente ainda não conhece a marca é procurar as avaliações da empresa nos aplicativos de entrega, como o iFood, ou no Google Empresas, por exemplo. 

Por isso, busque sempre manter essas informações atualizadas e fique de olho para agradecer as opiniões positivas e tentar resolver os problemas que surgirem. Assim, sua nota se mantém alta e mais clientes conhecerão sua marca. 

Não esqueça do pós-venda 

A relação entre a marca e o cliente não acaba quando a venda é realizada; pelo contrário, ela está apenas começando. 

Mostre real interesse em saber o que a pessoa achou sobre o produto e não tenha medo das críticas construtivas. Elas são importantes para que você continue melhorando seus procedimentos internos.  

Descubra como o JAH mantém seus clientes engajados 

O JAH é referência no mercado de açaí, sorvetes e picolés e, só em 2019, abriu 57 novas lojas pelo Brasil. Isso só foi possível graças aos nossos clientes, que são extremamente fiéis e amam os nossos produtos, produzidos de forma artesanal e sem a adição de conservantes e corantes. Saiba mais sobre as franquias JAH aqui

COmpartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
JAH do Açaí