Ter clientes fiéis é o sonho de qualquer empresa, afinal, o cliente fiel tem sua empresa como a primeira opção sempre que ele precisa de um serviço ou de um produto do segmento que você atende.
Além disso, o cliente fidelizado divulga sua marca organicamente entre seus amigos e familiares e até para seus seguidores, caso ele seja um influenciador digital, por exemplo.
Essa fidelização só é possível quando o empreendedor conhece a fundo o cliente. Afinal, é dessa forma que ele saberá quais são as dores e as necessidades do seu público, podendo, desta forma, agir de acordo para que todos os problemas e expectativas sejam resolvidas.
Para entender por que essa fidelização é tão importante e descobrir dicas práticas de como fazer isso, é só continuar a leitura.
Por que é tão importante fidelizar seus clientes?
Como dito anteriormente, um cliente fidelizado divulga sua marca organicamente e acaba se tornando até um porta voz dos produtos e das inúmeras vantagens decorrentes do consumo com aquele negócio.
É importante relembrar que esse cliente não irá mentir sobre sua empresa a fim de acobertar erros e problemas com o produtos; pelo contrário, ele conta sua experiência pessoal, seja ela positiva ou negativa. Se for positiva, o benefício para a empresa pode ser, inclusive, lucrativo. Se for negativa, pode gerar desconfiança e até mesmo impacto nas vendas dependendo de quem emitiu a opinião.
Para além disso, estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, já que os clientes antigos chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa. Essas vendas são mais rápidas e eficazes, pois esses clientes já conhecem e sabem o que esperar do produto ou do serviço que você oferece.
No setor alimentício, essa fidelização é muito importante. Quando o consumidor gosta do produto que está consumindo, as chances de ele repetir o pedido ou até mesmo postar uma foto nas redes sociais marcando a página de forma orgânica é muito alta.
Isso acontece muito com o JAH; os clientes vão até as lojas ou pedem por delivery e divulgam fotos dos potes de açaí e de sorvetes marcando o nosso perfil do Instagram e essas imagens costuma vir acompanhadas de mensagens positivas referentes ao sabor do produto ou ao atendimento nas lojas. Esse é um exemplo de propaganda orgânica e verdadeira, muito positiva para a empresa.
Contudo, não basta apenas ter um produto de qualidade e realizar a venda; é preciso criar uma estratégia para fidelizar esse cliente para que a relação cliente – empresa se consolide.
Dicas para fidelização de clientes
Confira abaixo algumas dicas para fidelizar seu cliente e torná-lo um consumidor recorrente do seu produto ou da sua marca.
Conheça seu cliente ideal
Conheça verdadeiramente seu cliente: saiba quais são suas dores e o que exatamente ele busca quando escolhe consumir seu produto.
Personalize seu atendimento e construa experiências que só são possíveis quando ele opta pela sua marca. Treine bem sua equipe, alinhe expectativa com realidade e se esforce para sempre ofertar o melhor para seu cliente.
Construa uma marca forte e coerente
A exemplo das marcas de luxo, por exemplo, que constroem a fidelização de seus clientes principalmente através da estética e de uma presença de marca muito forte, faça a sua empresa ser presente.
Pode ser através de um logotipo forte, uma arquitetura específica para a loja ou para as embalagens ou uma identidade visual marcante, facilmente reconhecível. O importante é ser reconhecido por seus clientes em qualquer lugar.
Ofereça um serviço personalizado
Os consumidores buscam produtos que se adequem às suas necessidades. Para que isso seja possível, ofereça atendimento e produtos especiais e únicos e faça seu cliente se sentir confortável para decidir o que é melhor para ele naquele momento.
Resolva os problemas dos clientes
Uma prática muito frequente quando o cliente ainda não conhece a marca é procurar as avaliações da empresa nos aplicativos de entrega, como o iFood, ou no Google Empresas, por exemplo.
Por isso, busque sempre manter essas informações atualizadas e fique de olho para agradecer as opiniões positivas e tentar resolver os problemas que surgirem. Assim, sua nota se mantém alta e mais clientes conhecerão sua marca.
Não esqueça do pós-venda
A relação entre a marca e o cliente não acaba quando a venda é realizada; pelo contrário, ela está apenas começando.
Mostre real interesse em saber o que a pessoa achou sobre o produto e não tenha medo das críticas construtivas. Elas são importantes para que você continue melhorando seus procedimentos internos.
Descubra como o JAH mantém seus clientes engajados
O JAH é referência no mercado de açaí, sorvetes e picolés e, só em 2019, abriu 57 novas lojas pelo Brasil. Isso só foi possível graças aos nossos clientes, que são extremamente fiéis e amam os nossos produtos, produzidos de forma artesanal e sem a adição de conservantes e corantes. Saiba mais sobre as franquias JAH aqui.