Blog – Jah do Açaí

CRESCIMENTO DE FRANQUIAS É DE 7% NO 1º TRI DE 2019

CRESCIMENTO DE FRANQUIAS É DE 7% NO 1º TRI DE 2019

Inegavelmente o mercado de franquias está em forte expansão. Assim, em conjunto com as perspectivas econômicas relativamente melhores, o crescimento de franquias registrou um crescimento nominal de 7% no primeiro trimestre deste ano. Ou seja, um ritmo mais acelerado que no ano de 2018, que foi de 5,1%.

De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Francising, o faturamento passou de R$ 38,762 bilhões para 41,464 bilhões.

Visão geral do setor

De acordo com o presidente da ABF, André Friedheim, o cenário econômico ainda se mantém complexo. Porém, há dois fatores que contribuíram com o desempenho do setor: o crescimento do volume de entrada de novos empreendedores e o aumento no saldo de unidades em operação. Esse último ficou em 2,5% enquanto o ano de 2018 a taxa foi de 1% no mesmo período.

“O ritmo mais forte do crescimento de franquias em 2018 e de janeiro a março de 2019 – associado a definição do quadro eleitoral e a um mercado de trabalho desaquecido – e alguns movimentos positivos no varejo alavancados por um consumidor menos retraído. O crescimento do setor reflete também os ajustes realizados pelas redes nos últimos três anos, principalmente a busca por mais eficiência, o desenvolvimento de modelos de negócio mais enxutos e a diversificação de canais de venda, linha de produtos e consumidores”, afirma Friedheim.

Benefícios do crescimento

Quanto ao movimento de abertura e fechamento de lojas no 1º trimestre de 2019, o estudo apontou uma variação positiva do saldo total de 2,5%. Isso corresponde a mais do que o dobro do 1º trimestre de 2018, já que foram abertas 3,7% dessas unidades e houve o fechamento de 1,2% delas. São registradas atualmente 156.693 unidades de franquias no País.

“Depois de um período de maior conservadorismo, tanto entre as redes, como entre os investidores, temos notado uma disposição maior na área de expansão. A melhoria das perspectivas econômicas certamente ajudo. Porém creio também que o franchising tem se consolidado cada vez como uma opção mais segura para empreender. Mais empresas e mais pessoas tem considerado esta opção, o que é muito bom para o setor manter seu processo de reinvenção constante”, declara André Friedheim.

Além disso, a pesquisa indicou também uma elevação de 2,05% no número de empregos diretos do setor no trimestre em relação ao final de 2018, totalizando 1.325.844 trabalhadores. Para o presidente da ABF, “a conjugação de unidades e empregos mostra mais uma vez o papel fundamental do setor na geração de postos formais. Se as reformas andarem no ritmo necessário e alguns problemas estruturais do estado brasileiro começarem a ser enfrentados, estou seguro que podemos contribuir ainda mais e em todo o País”.

Segmentos

Entre os segmentos que apresentaram maior variação de crescimento de franquias nos meses de janeiro a março deste ano, Casa e Construção registrou um crescimento de 12,9% na comparação com o mesmo trimestre de 2018. O resultado expressivo reflete, além de uma taxa de expansão em unidades de 7,4%, o aquecimento de área de reparos e melhorias nos imóveis.

O segundo melhor desempenho ficou com o segmento de Serviços Automotivos, que cresceu 12,7% no mesmo período. Este resultado foi impulsionado pela recuperação do mercado automotivo, que apresentou recordes de vendas de veículos novos na comparação com os anos anteriores. O crescimento da frota repercutiu em toda a cadeia, incluindo os serviços prestados pelas franquias.  O ramo de franquias de aluguéis de carros também contribuiu de forma importante com este movimento.

Também apresentaram bons resultados os segmentos de Comunicação, Informática e Eletrônicos e Serviços e Outros Negócios, com crescimentos de 9,7% e 9,6%, respectivamente. No primeiro segmento, o destaque ficou por conta de serviços de manutenção e reparo de eletroeletrônicos e de marketing e design digital. No segundo caso, à exemplo dos trimestres anteriores, foram as franquias de logística e serviços administrativos que alavancaram o resultado.

Por último, Saúde, Beleza e Bem Estar voltou ao grupo dos segmentos que mais crescem, com uma taxa de 9,2%, com uma expansão em unidades de 6,7%. O crescimento mais intenso das óticas e dos serviços médicos e odontológicos alavancaram este desempenho.

Metodologia

A Pesquisa de Desempenho do Franchising referente ao 1º trimestre de 2019 envolveu uma base amostral com redes respondentes que representam cerca de 27% das unidades e 31% do faturamento total do setor. Abrangendo o mercado como um todo, inclusive não associados, os números do desempenho do setor de franchising são apurados em pesquisa por amostragem, cruzados com levantamentos feitos por entidades representantes de setores correlatos ao sistema de franquias, órgãos de governo, instituições parceiras e de ensino. Auditados por empresa independente, os dados divulgados pela ABF são referência para órgãos governamentais de diversas esferas e entidades internacionais do franchising. Por exemplo, para o World Franchise Council (WFC), Federação Ibero-americana de Franquias (FIAF) e instituições financeiras.

Fonte: Associação Brasileira do Franchising

Confira também nosso outro artigo sobre o tema: Mercado de Franquias tem Crescimento de 5,9% no 2º Tri de 2019.

Sobre o Jah do Açaí

O Jah do Açaí é uma franquia de açaí, sorvetes e picolés artesanais. Fundada em 2009 na cidade de Conselheiro Lafaiete – MG, iniciou o processo de franchising em 2016 com a união da marca Jah do Açaí + Penguins. A primeira unidade da franqueada foi inaugurada em Belo Horizonte – MG e a partir daí a rede começou a crescer alcançando vários estados brasileiros. Com receitas exclusivas, ingredientes de alta qualidade e fabricação própria, os produtos são o grande diferencial das marcas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp