Blog – Jah do Açaí

4 VANTAGENS DE FRANQUIA SOBRE NEGÓCIO PRÓPRIO

4 VANTAGENS DE FRANQUIA SOBRE NEGÓCIO PRÓPRIO

Você sabe as vantagens de franquia sobre negócio próprio? Primeiramente, é válido ressaltar que empreender nunca é uma tarefa fácil, não é mesmo? Por isso é importante tomar o caminho mais seguro e que possa maximizar suas chances de sucesso!

Se você está querendo abrir um negócio, mas ainda não sabe se opta por uma franquia ou um negócio próprio, este artigo foi feito para você! Se ainda não pensa em empreender, fique tranquilo, pois este artigo te dará informações muito úteis que poderá ajudá-lo a auxiliar um amigo ou mesmo te convencer a tomar esse caminho!

Abaixo, listaremos 4 vantagens de franquias sobre abrir um negócio próprio.

1 – Menos risco

Logicamente, cada negócio tem seu risco. Por isso é difícil carimbar que franquias serão sempre menos arriscadas que um negócio próprio. Contudo, uma coisa é certa: as franquias, em geral, já estão validadas no mercado, o que aumenta as suas chances de sucesso.

Temos que pensar que, nas franquias, alguém já correu o maior risco por você, quando decidiu iniciar as primeiras unidades. Por isso, quanto maior a franquia, mais conhecimento ela tem acerca do mercado e sobre o que dá certo ou não, o que pode te ajudar a prosperar com mais segurança!

2 – Marketing estruturado

Um grande responsável pelo sucesso de qualquer negócio é o marketing, responsável por atrair clientes e consequentemente aumentar o faturamento da empresa. Pensando em um negócio próprio, é muito difícil conseguir dedicar a atenção devida a essa área, não é mesmo?

Por esse motivo, uma grande vantagem das franquias é ter um marketing centralizado que faz todo o trabalho duro por você! Todas as estratégias, design, arte e materiais já estão prontos, bastando pegá-los e divulgá-los! Nada mais fácil, certo? Com isso, seu foco pode se direcionar para áreas mais críticas, como operacional e gestão.

3 – Redução de custos

Você já deve ter ouvido falar, ou mesmo já deve ter vivenciado de perto, o fato de que comprar em maiores quantidades permite um desconto unitário maior, certo? Imagine uma franquia, que possui dezenas (ou mesmo centenas) de lojas pelo país. Você concorda que é muito mais jogo comprar materiais e matéria-prima pra todas de uma vez? Pois é, é isso mesmo que acontece!

Já num negócio próprio, isso não é possível. A menos que você já comece com um negócio muito grande ou possua um grande espaço para estocagem, você terá que comprar em pequenas unidades (e pagar mais caro por isso!). Ou seja, mais um ponto para as franquias!

4 – Payback mais rápido

A última das vantagens de franquia sobre negócio próprio é o rápido payback. Você já ouviu falar em Payback? Consiste em uma métrica que mede em quanto tempo o investimento feito se paga. Logo, quanto menor o payback, melhor! Por exemplo, um payback de 18 meses significa que, desconsiderando o valor do dinheiro no tempo, você recuperará seu dinheiro investido em apenas 1 ano e meio.

Num negócio próprio, é bem difícil mensurar isso, concorda? A incerteza é grande e você nem sabe se o negócio irá dar certo; logo, como calcular o payback? Bem inviável. Já numa franquia, o negócio está tão estabelecido no mercado e a franqueadora já possui tantas informações sobre as demais franquias que fica fácil calcular o payback. No caso do Jah do Açaí, calculamos que é de cerca de 12 a 18 meses. Ótimo, não?

Se você gostou de conhecer as vantagens de franquia sobre negócio próprio, leia também nosso artigo Franquia ou Negócio Próprio. Para aprofundar no tema, leia também esse artigo da ABF: Franquia ou negócio próprio: Qual o melhor caminho para realizar o sonho de ter o meu negócio?

Sobre o Jah do Açaí

O Jah do Açaí é uma franquia de açaí, sorvetes e picolés artesanais. Fundada em 2009 na cidade de Conselheiro Lafaiete – MG, iniciou o processo de franchising em 2016. Hoje possui mais de 60 unidades em vários estados brasileiros. Com receitas exclusivas, ingredientes de alta qualidade e fabricação própria, os produtos são o grande diferencial da marca.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp